- No tópico final "13 O que aprendemos?" que apresenta o que aprendemos nesse múdulo fala que foi aprendido:
- A criar APIs RESTful usando FastAPI em Python para comunicação entre sistemas.
- Métodos HTTP utilizados em APIs REST, como GET, POST, PUT e DELETE.
- A definição de ENDPOINTS para troca de informações em APIs REST.
Essa informação falta com a verdade.
- Existe um vídeo de 2 minutos no qual sequer introduz o FastAPI direito como vemos na transcriação abaixo. Por isso é impossívei ter aprendido o conteúdo listado.
Transcrição
Vamos discutir sobre o FastAPI. Antes de abordarmos o FastAPI, é importante entendermos o que é uma API REST. Uma API REST é uma Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicações), que permite a comunicação entre sistemas. O REST, por sua vez, significa Representational State Transfer (Transferência de Estado Representacional). Trata-se de uma arquitetura, uma padronização de como transferimos dados entre sistemas. A API REST utiliza métodos HTTP.
Já podemos ter ouvido falar dos métodos GET, POST, PUT, DELETE, entre outros, que utilizam endpoints. O que são endpoints? São URLs que esperam ou devolvem algum tipo de informação. No caso das APIs REST, geralmente, elas devolvem arquivos .json, dicionários, entre outros formatos.
Anunciando a próxima aula sobre FastAPI
Na próxima aula, vamos falar mais sobre FastAPI, trabalhando com API REST, e vamos aprofundar o conceito desses métodos HTTP e endpoints. Teremos funções que nos ajudarão a manipular o banco de dados, utilizando o PostgreSQL juntamente com o FastAPI.
Esperamos vocês na próxima aula. Até lá!
Peço a revisão e correção.