Rafaela muito obrigado por me responder, então, sobre a questão da trilha e dos cursos, isso esta me deixando realmente preocupado, porque minha trilha inicial nem era o do curso de HTML e CSS para projetos web, mas eu estou fazendo ele, abaixo vou deixar um resumo do meu caminho até aqui:
Iniciei em:
- A partir do zero: iniciante em programação - (FEITO);
Que tem os cursos:
- Lógica de programação: explore funções e listas; - (FEITO);
- Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos; - (FEITO);
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript; - (FEITO);
- Lógica de programação: praticando com desafios; - (FEITO);
Decidi manter essa para ter uma base melhor e por ter vídeos e artigos recomendando começar com Java:
- Sua trilha completa de carreira em Java na Alura;
Na formação :
- Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos
pede para fazer:
- Terminal: aprenda comandos para executar tarefas - (FEITO);
- JavaScript para Web: Crie páginas dinâmicas (Pendente);
- HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags; - (FEITO);
- HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox; - (FEITO);
Obs: um dos curso pede para fazer FIGMA que realmente se não fizer acaba confundindo mais ainda, então eu fiz:
- Formação Figma com os cursos; - (FEITO);
-- Figma: conhecendo a ferramenta; - (FEITO);
-- Figma: componentes, auto layout e máscaras; - (FEITO);
-- Figma: prototipagem interativa e animações; - (FEITO);
no figma sugere para fazer mais dois cursos se não estou enganado, mas voltando ao HTML:
- HTML e CSS: cabeçalho, footer e variáveis CSS - (FEITO);
- HTML e CSS: trabalhando com responsividade e publicação de projetos - (FEITO);
- HTML e CSS: praticando HTML/CSS; - (FEITO);
- HTML e CSS: responsividade com mobile-first; - Cursando;
ainda tem os Artigos, podcast, Alura+ e outras coisas, que estou lendo, assistindo e tendando entender, e ainda percebi que no HTML acabo ficando muito perdido nas aulas e dependente dos códigos porque o HTML esta muito ligado ao CSS, o que me fez pensar que talvez seria necessário fazer o do CSS antes de voltar ao foco inicial, onde a formação Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos, esta totalmente parada, e estudando o HTML eu consegui entender muita coisa que estava me deixando confuso no Java.
Ainda fiz outros cursos que me ajudaram como:
- VSCode: aprendendo dicas e truques; (Que foi extremamente essencial);
- Windows Prompt: utilizando o CMD (Não tenho linux, fiz porque achei necessário para me ajudar e para vê as diferenças);
e ainda tenho anotado alguns cursos que foram recomendados de outros cursos e alguns que parece ser a base para poder fazer atividade e os exercícios de outros cursos, o que já havia até comentado, porque passei por alguns cursos que a atividade solicitada e a resolução, não tinha sido explicada durante o curso, um deles foi explicada na aula seguinte, esse mesmo tem uma aula que esta na Alura+ e que faz parte do curso pelo que percebi, mas não esta na composição do mesmo, a solução que pensei até o momento e fazer o curso e refazer para tentar entender, e sobre o fórum, a demora atrapalha bastante nos meus estudos, até mesmo seguindo o que é passado no vídeo de vocês "Como posso estudar melhor? #HipstersPontoTube" ou o "Alura+ Ritmo de estudos" que já sugere fazer um curso, Aprender a aprender: técnicas para seu autodesenvolvimento, acaba tirando o foco, eu realmente gostaria muito de ter um canal de comunicação que quando surgir a duvida em algum curso que esteja fazendo, alguém possa me ajudar, ou ter uma resolução com melhor entendimento, porque em muitas partes acaba passando a sensação de um CTRL + C e CTRL +V e na carreira profissional não posso depender disso, eu quero poder entender o que estou fazendo e porque aquilo funciona daquela forma.