Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

[Reclamação] Códigos da Transcrição

Fiz igual a vídeo aula e o menu não aparece, tentei varias e varias vezes refazendo igual o vídeo e mesmo assim não apareceu, então fui copiar e colar igual a Transcrição abaixo do vídeo, e depois de um tempo reparei que a transcrição também esta errada,

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

o que resolveu foi usar o código:


<link rel="stylesheet" href="styles/header.css">

que foi de uma resposta a outro post no fórum, mas não segue a mesma linha do que é ensinado nos vídeos, infelizmente não é a primeira vez que me deparo com alguns curso da plataforma desse mesmo jeito, que ensina de uma forma, mas acaba não dando como seguir sem usar uma solução que não esta no que é ensinado ou sem perder horas tentando entender e resolver; e mesmo colocando no fórum o tempo para responder a duvida acaba me forçando parar o curso ou procurar sozinho, gostaria de saber outra forma que possa obter ajuda mais rápido durante os meus estudos, outra situação que achei muito ruim é a quantidade de artigos que acaba precisando ler durante o curso, mas no artigo já indica ou direciona para outro e outro e outro, gostaria de saber se eles são realmente necessários para meu desenvolvimento profissional.

7 respostas

Como havia comentado, tem muitas partes nos cursos que estão desatualizadas, mas em alguns cursos pede para fazer outro antes, que acaba precisando do outro curso, que acaba indo para outro curso e o primeiro já fica parado a muito tempo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Também não me responderam no Discord da Alura.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Luis!

Gostaria de te agradecer por trazer os seus feedbacks e te informar que graças a você, nós corrigimos essa transcrição. Sobre a questão de respostas no Discord, geralmente aquele chat é mais movimentado pela comunidade de alunos e alunas. Já aqui no fórum temos um time dedicado a responder às dúvidas dos estudantes e estamos em processo de melhoria contínua para atender essas dúvidas o mais rápido possível. Por isso os pontos que trouxe são muito relevantes para nós.

Sobre os artigos, a ideia é trazer conteúdos extras para o caso do estudante desejar se aprofundar em temas específicos que despertaram sua curiosidade. Portanto, essas leituras não são obrigatórias, apenas um complemento.

Já sobre os cursos que têm pré-requisitos: geralmente, isso acontece pois eles estão distribuídos dentro de uma formação. As formações são estruturadas de forma que possam fornecer uma trilha para que o estudante evolua seus conhecimentos gradualmente. Assim, recomendamos que siga as trilhas das formações para não se perder entre vários cursos e manter o foco. Para isso, basta clicar nesse link e escolher uma formação que aborde os temas que você gostaria de explorar.

De acordo com o curso que você está estudando, recomendo a formação na qual ele está incluso, que é a HTML e CSS para projetos web.

Por fim, agradeço novamente por trazer seus pontos sobre melhorias. Isso é muito valioso para que a gente possa aprimorar a experiência dos estudantes e entregar conteúdos de muita qualidade. Obrigada!

Caso tenha qualquer dúvida, conte com a equipe do fórum! Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Rafaela muito obrigado por me responder, então, sobre a questão da trilha e dos cursos, isso esta me deixando realmente preocupado, porque minha trilha inicial nem era o do curso de HTML e CSS para projetos web, mas eu estou fazendo ele, abaixo vou deixar um resumo do meu caminho até aqui:

Iniciei em:

  • A partir do zero: iniciante em programação - (FEITO);

Que tem os cursos:

  • Lógica de programação: explore funções e listas; - (FEITO);
  • Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos; - (FEITO);
  • Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript; - (FEITO);
  • Lógica de programação: praticando com desafios; - (FEITO);

Decidi manter essa para ter uma base melhor e por ter vídeos e artigos recomendando começar com Java:

  • Sua trilha completa de carreira em Java na Alura;

Na formação :

  • Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos

pede para fazer:

  • Terminal: aprenda comandos para executar tarefas - (FEITO);
  • JavaScript para Web: Crie páginas dinâmicas (Pendente);
  • HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags; - (FEITO);
  • HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox; - (FEITO);

Obs: um dos curso pede para fazer FIGMA que realmente se não fizer acaba confundindo mais ainda, então eu fiz:

  • Formação Figma com os cursos; - (FEITO); -- Figma: conhecendo a ferramenta; - (FEITO); -- Figma: componentes, auto layout e máscaras; - (FEITO); -- Figma: prototipagem interativa e animações; - (FEITO);

no figma sugere para fazer mais dois cursos se não estou enganado, mas voltando ao HTML:

  • HTML e CSS: cabeçalho, footer e variáveis CSS - (FEITO);
  • HTML e CSS: trabalhando com responsividade e publicação de projetos - (FEITO);
  • HTML e CSS: praticando HTML/CSS; - (FEITO);
  • HTML e CSS: responsividade com mobile-first; - Cursando;

ainda tem os Artigos, podcast, Alura+ e outras coisas, que estou lendo, assistindo e tendando entender, e ainda percebi que no HTML acabo ficando muito perdido nas aulas e dependente dos códigos porque o HTML esta muito ligado ao CSS, o que me fez pensar que talvez seria necessário fazer o do CSS antes de voltar ao foco inicial, onde a formação Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos, esta totalmente parada, e estudando o HTML eu consegui entender muita coisa que estava me deixando confuso no Java.

Ainda fiz outros cursos que me ajudaram como:

  • VSCode: aprendendo dicas e truques; (Que foi extremamente essencial);
  • Windows Prompt: utilizando o CMD (Não tenho linux, fiz porque achei necessário para me ajudar e para vê as diferenças);

e ainda tenho anotado alguns cursos que foram recomendados de outros cursos e alguns que parece ser a base para poder fazer atividade e os exercícios de outros cursos, o que já havia até comentado, porque passei por alguns cursos que a atividade solicitada e a resolução, não tinha sido explicada durante o curso, um deles foi explicada na aula seguinte, esse mesmo tem uma aula que esta na Alura+ e que faz parte do curso pelo que percebi, mas não esta na composição do mesmo, a solução que pensei até o momento e fazer o curso e refazer para tentar entender, e sobre o fórum, a demora atrapalha bastante nos meus estudos, até mesmo seguindo o que é passado no vídeo de vocês "Como posso estudar melhor? #HipstersPontoTube" ou o "Alura+ Ritmo de estudos" que já sugere fazer um curso, Aprender a aprender: técnicas para seu autodesenvolvimento, acaba tirando o foco, eu realmente gostaria muito de ter um canal de comunicação que quando surgir a duvida em algum curso que esteja fazendo, alguém possa me ajudar, ou ter uma resolução com melhor entendimento, porque em muitas partes acaba passando a sensação de um CTRL + C e CTRL +V e na carreira profissional não posso depender disso, eu quero poder entender o que estou fazendo e porque aquilo funciona daquela forma.

Olá, Luis!

Atualmente, não temos um canal de comunicação síncrono com nossos alunos. Nosso meio de comunicação oficial com os alunos é por meio do fórum de dúvidas. No entanto, pelo que você disse, você já fez bastante coisa.

Para que eu possa te ajudar melhor, me conte qual o seu objetivo profissional? Você quer ser um desenvolvedor Frontend ou um desenvolvedor Backend?

Explicação sobre Frontend e Backend:

  1. Frontend:

    • O que é: O desenvolvimento frontend se concentra na parte do site ou aplicação que os usuários veem e interagem diretamente. Isso inclui o design, layout, animações, e tudo que compõe a interface do usuário.

    • Tecnologias comuns: HTML, CSS, JavaScript, e frameworks/libraries como React, Angular, e Vue.js.

    • Analogia: Pense no frontend como a vitrine e o interior de uma loja. É tudo o que os clientes veem, desde a decoração até a disposição dos produtos. Se a loja é bonita e organizada, os clientes terão uma boa experiência.

  2. Backend:

    • O que é: O desenvolvimento backend se concentra na parte do site ou aplicação que os usuários não veem. Isso inclui o servidor, banco de dados, e a lógica de negócio que garante que o site ou aplicação funcione corretamente.

    • Tecnologias comuns: Linguagens como Python, Java, Ruby, PHP, Node.js, e frameworks como Django, Spring, Rails, Laravel, Express.js.

    • Analogia: Pense no backend como o armazém e a gestão de estoque da loja. É onde todos os produtos são guardados e gerenciados, e de onde vêm as respostas às solicitações feitas pelos clientes na loja.

Diga-me qual área te interessa mais e, com base no seu objetivo, eu posso montar um plano de estudos personalizado para você. Fico no aguardo da sua resposta!

Boa tarde Roberta, eu estava explicando no whatsapp sobre isso, eu só segui a trilha de estudos e virou essa bola de neve, a trilha tem os pré-requisitos que são outros cursos, eu só segui, mas ai lá pede outros e outros e outros, e sinceramente, alguns que estudei realmente são sim necessários, eu vou pensar no que vou fazer, mas fico bastante chateado, porque fico com a sensação de que estudo uma coisa que na realidade esta incompleto, agradeço por sua ajuda, qualquer duvida sobre os cursos que eu for realizando vou postar ou se observar algo que esteja errado nos mesmo.

solução!

Boa tarde, Luis!

Entendemos a sua preocupação e estamos à disposição para auxiliar você no fórum sempre que surgir alguma dúvida. Não hesite em postar suas questões ou observar algo nos cursos. Estamos aqui para ajudar.

Bons Estudos!