3
respostas

[Reclamação] Base de dados diferente da aula?

Prezados, Gostaria de apoio quanto à base de dados que está sendo usada nas aulas de regressão linear onde é explicado o consumo a partir da renda. Até onde eu pude perceber, e posso estar equivocado, a base de dados disponível para download na primeira aula do tópico de regressão linear está divergente dos dados apresentados na aula.

Gostaria de apoio.

3 respostas

Oii, Lucas! Tudo bem?

Agradeço por nos trazer a sua sugestão, é muito válido esse ponto que você observou. Bom, a base de dados pode sofrer algumas atualizações conforme é necessário serem atualizadas. Bem como, as bibliotecas, funções usadas podem ter sido atualizadas, o que pode gerar uma diferença também.

Caso queira trazer um exemplo da diferença que você percebeu, que apresentou no seu notebook para gente poder te auxiliar, conte conosco.

Mas já estamos em alerta para poder verificar esse ponto, ok?!

Fico no aguardo e à disposição

Bons estudos, Lucas!

Olá, obrigado pela sua resposta. As primeiras aulas, onde o instrutor explica de forma geral as regras do R e os exercícios nos estimulam a fazer conforme o vídeo, possuem exemplos nos quais as bases não estão disponíveis e me impedem de seguir adiante com a mesma prática que as outras disciplinas do Alura permite. Resolvi que eu não iria praticar, apenas ouvir as aulas.

Oii, Lucas! Tudo joia?

Obrigada por retornar!

O notebook usado em aula, você pode encontrar nessa aula - Projeto inicial do treinamento. Ao baixar, você pode descompactar a pasta e abrir o arquivo chamado Curso_de_Estatística_Parte_4.ipynb no Google Colab.

Os primeiros comandos ensinados pelo Instrutor na aula Rodando uma regressão linear, pode ser treinando na célula 2 RODANDO UMA REGRESSÃO LINEAR. O dataset criado pelo Instrutor, é fictício neste momento, por motivos didáticos. Então basta executar a célula do dataset e dar prosseguimento:

Captura de tela ilustrando o notebook usado na aula Rodando uma regressão linear. A célula com o mesmo nome é por onde começará os exemplos citados. Logo abaixo possui um dataset criado pelo instrutor para realizar o treinamento.

No mesmo material que você baixou, contém dois arquivos de base de dados que serão utilizados durante o curso, são eles: dados e dados_projeto. Quando for o momento de utilizá-los, basta realizar o upload no Colab.

Para isso, vá no canto superior esquerdo do Google Colab, clique no ícone de pasta chamada Arquivos e depois em Fazer upload:

Gif ilustrando como realizar o upload de arquivos no Google Colab. No canto esquerdo da ferramenta, clique no ícone Arquivos, abrirá uma janela na lateral com um menu de opções no topo. Escolha a primeira opção da esquerda para direita chamada fazer upload de arquivos.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, conte conosco!