Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Reclamação] Atividades com exercícios não estudados ainda.

O professor não ensinou como fazer OPERADOR DE INCREMENTO em momento algum do curso, assim como não ensinou loops, e me cai atividades na aula 4 com todos esses paramentros não mencionados. Eu já sei um pouco sobre essas coisas, mas estou preferindo ver tudo de novo pois estou iniciando no Alura agora. Mas e se eu nunca tivesse visto na vida esses parâmetros? Iria bater direto numa parede na primeira atividade prática da carreira Node.js!?
Peço que revejam como esta o mapa dos cursos, pois caso lá na frente eu bata em uma parede como essa, ficarei bem frustrado. Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi Maike! Tudo bem?

Primeiro, muito obrigada por trazer esse ponto com tanto detalhe, é através de feedbacks assim que a gente consegue enxergar onde os cursos podem melhorar, e fico muito feliz que você tenha se sentido à vontade para compartilhar isso com a gente.

Entendo perfeitamente sua frustração. Encontrar um exercício que usa algo que ainda não foi ensinado é, sim, incômodo e sua preocupação faz todo sentido.

Vou te contar exatamente o que identificamos e o que já ajustamos:

O que encontramos
Você tinha razão: a resolução do exercício 8 (contador de cliques) usava o operador de incremento (++), que realmente ainda não tinha sido apresentado no curso até aquele ponto.

O que já corrigimos
Reescrevemos o exercício e a resposta para usar apenas criação e modificação de variáveis, sem nenhum operador além da atribuição simples. Ficou assim:

let cliques = 0;
console.log("Cliques: " + cliques);

cliques = 1; // 1º clique

cliques = 2; // 2º clique

cliques = 3; // 3º clique
console.log("O botão foi clicado " + cliques + " vezes.");

Assim, o exercício passa a treinar exatamente a habilidade que ele se propõe a ensinar, criar e reatribuir variáveis, sem exigir nada que ainda não foi visto.

Prometemos melhorar cada vez mais o alinhamento entre o que é ensinado e o que é cobrado nas atividades práticas, para evitar que isso se repita em outras aulas, tudo bem?

Muito obrigada mesmo por ter puxado esse fio, alunos atentos como você são essenciais para a gente manter os cursos no ponto certo. Se encontrar mais alguma coisa assim pelo caminho, estaremos por aqui para te ouvir e ajudar!

Bons estudo!