1
resposta

[Reclamação] As questões do curso "Transformação Digital: tecnologias" estão com mais de uma alternativa correta!

Não estou falando das questões que são sinalizadas que possuem mais de uma alternativa. Estou falando das questões que indicam que possuem somente uma alternativa correta, mas quando você clica, aparece que está errado. Entretanto, de acordo com o conteúdo ministrado no próprio curso, as questões estão muito ambíguas e passíveis de interpretações erradas, pois as alternativas "erradas" podem sugerir que estão corretas.

1 resposta

Olá, Emanuelle. Como vai?

Sinto muito que você esteja passando por essa frustração. Como estudante, eu entendo perfeitamente como questões ambíguas podem gerar confusão e até desmotivar, especialmente quando estamos focados em fixar o conteúdo técnico.

Na área de Transformação Digital e Data Science, os conceitos muitas vezes se sobrepõem. Por exemplo, a linha entre Business Intelligence e Data Analytics pode parecer tênue dependendo do autor, mas para fins de avaliação, as plataformas geralmente buscam a alternativa que melhor define o conceito central apresentado no vídeo ou no texto de apoio.

Quando uma alternativa "errada" parece correta, geralmente é por um detalhe técnico sutil ou por ser uma resposta incompleta diante de uma opção mais abrangente. No entanto, o seu feedback é valioso porque a clareza didática é fundamental para o aprendizado.

Para que possamos resolver isso da melhor forma, aqui estão algumas sugestões de boas práticas:

• Fórum de Conteúdo: Tente postar aqui no fórum o enunciado da questão específica e as alternativas que você considerou ambíguas. Assim, nós alunos e os instrutores podemos debater os conceitos e verificar se há de fato um erro de cadastro na plataforma ou uma pegadinha conceitual.
  • Botão de Reportar: Dentro da própria atividade, costuma haver um botão para reportar erros no exercício. Isso envia um alerta direto para a equipe de conteúdo da Alura revisar a questão.
  • Análise Crítica: Verifique se a alternativa que parece correta não utiliza palavras generalistas demais (como "sempre" ou "nunca"), que costumam invalidar afirmações em tecnologia, onde quase tudo depende do contexto.

Vou ficar de olho nos seus próximos posts caso você decida compartilhar a questão específica para analisarmos juntos!

Espero que possa ter lhe ajudado!