1
resposta

[Reclamação] Array x Lista ficou confuso

O atual instrutor aparentemente sabe o que está fazendo mas a explicação deixou a desejar na minha opinião. Ele declara um array de contas mas no código declara o nome desse array como 'listaDeContas'. Fato é que, array é uma estrutura de dados e lista é outra. Ele não deveria ter declarado como 'arrayDeContas' ou 'vetorDeContas' ? Ficou confuso e sinceramente não estou mais com vontade de fazer o curso, no entanto, como me comprometi em ir até o fim e terminar mais este curso, vou continuar. Apenas espero que confiram se faz sentido minha crítica ou não. Abraços.

1 resposta

Olá Renan! Tudo bem?

A sua frustração é completamente válida. A confusão entre o uso de "array" e "lista" pode realmente causar dúvidas, especialmente para quem está aprendendo.

No exemplo que você mencionou, o instrutor utilizou o nome listaDeContas para um array de ContaCorrente. Embora o nome possa sugerir que se trata de uma lista (como a classe List<T> em C#), na verdade, é um array. No contexto de programação, é importante que o nome das variáveis reflita o tipo de dados que estão armazenando para evitar confusões.

No entanto, é comum que desenvolvedores usem nomes que façam sentido para o contexto ou para a forma como os dados serão utilizados, mesmo que não sejam tecnicamente precisos. Por exemplo, o nome listaDeContas pode ter sido escolhido para indicar que se trata de uma coleção de contas, sem necessariamente se referir à estrutura de dados específica.

Não desanime! Esses detalhes fazem parte do aprendizado e ajudam a reforçar o entendimento sobre as diferenças entre arrays e listas.

Fico a disposição e bons estudos!