Simplesmente não consegui ativar o ambiente virtual criado do diretório .venv. Gostaria de obter resposta, pois já fiz duas perguntas em outros cursos e ainda não obtive resposta.
Simplesmente não consegui ativar o ambiente virtual criado do diretório .venv. Gostaria de obter resposta, pois já fiz duas perguntas em outros cursos e ainda não obtive resposta.
Oi, Telma! Como vai?
Agradeço por compartilhar sua dúvida com a comunidade Alura.
Vamos fazer o passo a passo desde a criação até a ativação do ambiente virtual:
Passo 1 - Criar o ambiente virtual
Abra o Terminal (no Mac/Linux) ou o Prompt/PowerShell (no Windows) dentro da pasta do seu projeto e rode:
# No Windows
python -m venv curso_gemini
# No Mac ou Linux
python3 -m venv curso_gemini
Isso vai criar uma pasta chamada curso_gemini com seu ambiente virtual.
Passo 2 - Ativar o ambiente virtual
Agora ative o ambiente com o comando conforme seu sistema:
# No Windows
source curso_gemini\Scripts\activate
# No Mac ou Linux
source curso_gemini/bin/activate
Se ativou corretamente, vai aparecer o nome (curso_gemini) no início da linha do terminal.
Passo 3 - Selecionar o ambiente no VSCode
Se estiver no VSCode, pressione Ctrl + Shift + P, digite Python: Selecionar Interpretador e escolha o que aponta para:
curso_gemini\Scripts\python.exe
curso_gemini/bin/python
Se ao ativar aparecer algum erro, me envie o print ou descreva o que aparece na tela para que eu te ajude de forma mais precisa.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.
Abraços e bons estudos!