Achei essa aula meio corrida e nao entendi direito. :(
Achei essa aula meio corrida e nao entendi direito. :(
Oii, Renata.
Muito obrigada por compartilhar seu feedback, farei com que ele chegue nas pessoas responsáveis. Vou tentar abordar os pontos principais para ajudar a clarear as ideias sobre liderança no Ágil.
Na metodologia Ágil, a liderança é vista de forma diferente da tradicional. Em vez de uma hierarquia rígida, temos papéis como o do Scrum Master e do Product Owner, que são líderes servidores. Isso significa que eles trabalham para ajudar a equipe a alcançar seus objetivos, facilitando processos e removendo obstáculos.
Scrum Master: Atua garantindo que o método Scrum seja seguido, ajuda a remover impedimentos e facilita as reuniões da equipe. Ele serve à equipe, promovendo um ambiente de trabalho eficiente e colaborativo.
Product Owner: É responsável por conectar o negócio com a equipe de desenvolvimento, cuidando do Product Backlog e priorizando tarefas para maximizar o retorno do investimento. Ele também serve à equipe, mas focando em garantir que o produto final atenda às necessidades do negócio.
E, no Ágil, há espaço para lideranças contingenciais, que surgem de acordo com a necessidade do momento. Isso significa que qualquer membro da equipe pode assumir um papel de liderança temporário se tiver o conhecimento necessário para resolver um problema específico.
No Ágil Escalado, como no SAFe, existem diferentes níveis de liderança, mas isso não implica em hierarquia tradicional. A ideia é ter uma decomposição de liderança, onde cada papel tem seu propósito sem uma relação de chefia direta.
Espero que essa explicação ajude a esclarecer um pouco mais sobre como a liderança funciona no Ágil.