Olá, meu nome é Izabella Dantas e gostaria de registrar uma reclamação sobre a falta de acessibilidade nos conteúdos em vídeo disponibilizados pela plataforma.
Sou uma pessoa surda e dependo de legendas para acompanhar qualquer conteúdo audiovisual. Infelizmente, ao iniciar meus estudos na área de TI, me deparei com a ausência de legendas nos vídeos da Trilha da Alura – Governança de TI. Isso me impede de aprender, acompanhar as explicações e esclarecer minhas dúvidas durante o processo de estudo.
É extremamente frustrante e decepcionante que, em pleno 2026, quando a tecnologia já está tão avançada e a inclusão deveria ser uma prioridade, ainda existam conteúdos educacionais sem um recurso básico de acessibilidade. Legendas não são um diferencial, são uma necessidade e um direito para milhares de pessoas com deficiência auditiva.
Gostaria de entender como uma pessoa surda pode estudar e se desenvolver profissionalmente utilizando a plataforma se os vídeos não possuem legendas. Como vou compreender o conteúdo? Como vou aprender? Como vou acompanhar o passo a passo das aulas?
A falta de acessibilidade exclui alunos surdos e vai contra os princípios de inclusão e igualdade de oportunidades na educação. É inaceitável que um ambiente voltado ao ensino e à tecnologia não ofereça um recurso tão essencial.
Solicito que sejam adicionadas legendas em todos os vídeos da Trilha de Governança de TI e que a acessibilidade seja tratada como uma prioridade em todos os cursos disponibilizados pela plataforma.