Oi, Hugo, tudo bem?
Para resolver um problema em UX, podemos utilizar algumas metodologias e processos. Hoje vou te explicar um pouco sobre o Diamante Duplo e como utilizar esse processo para criar uma boa solução
O Diamante Duplo é um processo de divergir e convergir constantemente. Divergir, nesse caso, significa explorar muito cada etapa, sem se preocupar em definir um único ponto. A parte de convergir significa analisar e definir o que foi descoberto nas etapas divergentes.
Nós temos 6 passos importantes para trabalhar com o Diamante Duplo
1) Passo - O gatilho do projeto: Nesse primeiro passo é onde percebemos que existe algum problema, alguma situação que precisa ser melhorada.
2) Passo - Descobrir: Aqui é a hora de fazer muita pesquisa sobre o problema, devemos entender sobre as necessidades do usuário e coletar informações importantes sobre os problemas pesquisados.
3) Passo - Definir: Nessa etapa, vamos analisar e interpretar as nossas descobertas, a fim de definir o problema real que vamos solucionar
4) Passo - Desenvolver: Agora vamos pensar e esquematizar todas as possíveis soluções para nosso problema. Wireframes, protótipos e testes são muito bem vindos nessa etapa.
5) Passo - Entregar: É a hora de refinar a solução que melhor funciona para nosso problema, e entregar ela de forma funcional.
6) Passo - Resultados: Essa etapa acontece após o produto ser lançado. Aqui, devemos fazer testes e entender se o usuário realmente está satisfeito com a solução, se essa solução atinge de verdade os usuários. Aqui nós vamos metrificar dados e entender como e onde podemos aplicar o processo novamente, a fim de melhorar constantemente o produto.
Você pode seguir essas etapas para criar um case. Esse processo é o mais utilizado por UX Designers, ele é simples, intuitivo e completo.
E, no seu caso, você pode começar a pesquisar sobre problemas que tenham em apps de entrega