3
respostas

Receber dados via teclado C#

Gostaria de saber basicamente como fazer para que o programa peça ao usuário um valor qualquer, ou até que ele escreva o nome dele para que possa ser guardado numa variável.

3 respostas

Acredito que você pode usar dessa forma, cara.

string variavelExemplo = Console.ReadLine();

O que for digitado vai ser guardado na variavelExemplo.

O método ReadLine() da classe Console irá interromper a execução de uma aplicação console, até que o usuário insira um valor:

Console.ReadLine();

O método ReadLine() retorna o valor que o usuário digitou, então deseje guardar este valor, atribua o retorno do método à uma variável:

string texto = Console.ReadLine();

Observe que este método retornará uma string, então caso deseje trabalhar com números, int por exemplo, deverá fazer o casting (conversão) do valor que o usuário digitou:

int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine());

Por fim, outro detalhe importante é caso o usuário digite espaços em branco, eles serão salvos na sua variável. Para evitar problemas com uma variável começando ou terminando com espaços em branco, adicione o método Trim() à sua variável. Assim você terá somente o conteúdo desejado.

string texto = Console.ReadLine();
var textoSemEspacos = numero.Trim();

Espero ter ajudado!

Pode ser usado o var para nao se preocupar com o tipo da variavel. O $ no antes da abertura de string e {variavel} para interpolar a string com o valor da variavel.

Console.WriteLine("Qual é o seu nome?");
var nome = Console.ReadLine();
Console.WriteLine($"Olá, {nome}.");

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software