Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Recapitulando o if

Boa tarde Pessoal ! Pelo o que entendi , as condições do if são para que o programa possa localizar o centro em relação ao primeiro círculo vermelho(o maior) e em proporção ao canvas , Como assim? No eixo X o centro do alvo pode estar mais perto do lado direito ou do lado esquerdo do canvas e no eixo Y do topo ou da parte baixa do canvas , portanto para o programa saber que onde fica o centro do alvo(lembre-se , o desenhamos primeiro com um grande círculo vermelho) ele precisa da posição x e y do alvo ,onde ele aparece no canvas e a relação de x e y aleatorio com as coordenadas do canvas ! Por isso , para saber se esta mesmo no centro , vc precisa subtrair o raio de x caso o alvo tenha aparecido perto da borda esquerda ( menor) e somar ,caso tenha aparecido perto da borda direita(maior) , por exemplo . O mesmo se aplica ao eixo Y . É isso ?

1 resposta
solução!

Sim, sua interpretação está correta. No contexto de um programa gráfico que desenha um alvo, geralmente representado por círculos concêntricos, a localização do centro do alvo em relação ao canvas (área de desenho) é crucial.

  • Eixo X (Horizontal): Se o centro do alvo está mais próximo do lado esquerdo do canvas, você subtrai o raio do valor de X para posicionar corretamente o centro. Se está mais próximo do lado direito, você soma o raio ao valor de X.

  • Eixo Y (Vertical): De maneira similar, no eixo Y, se o centro do alvo está mais próximo do topo do canvas, você subtrai o raio do valor de Y. Se está mais próximo da parte inferior, soma-se o raio ao valor de Y.

Esses ajustes garantem que o alvo seja desenhado corretamente no canvas, considerando as limitações de espaço e garantindo que o centro do alvo esteja na posição desejada. As condições no código (usando if) possibilitam verificar a posição relativa do centro do alvo e fazer os ajustes necessários nas coordenadas X e Y, assegurando que o desenho seja feito de maneira precisa e proporcional.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software