2
respostas

Rebase ou Merge?

Tenho uma dúvida sobre o que usar, rebase ou merge? Para mim, os dois parecem iguais no resultado final. Mas é provável que tenham uma grande diferença. Eu gostaria de saber qual seria essa diferença e quando usar um ou outro. Obrigado! O Professor é nota 10.

2 respostas

Diogo,

Basicamente o git merge e o git rebase servem para a mesma coisa: mesclar alterações de duas branches diferentes.

O merge, na maioria das vezes, gera um novo commit, o que pode complicar o histórico, mas nunca o reescreve. (mas é mais seguro)

Já o rebase deixa o histórico linear e mais simples, mas alguns commits são reescritos, é muito útil para não “sujar” o histórico do repositório (mas possui mais riscos).

Cuidado com rebase, você pode ter que forçar a reescrita para enviar as modificações, e com isso outros contribuidores podem ter conflitos quando tentarem enviar seus commits para a "nova" branch reescrita.

Douglas muito obrigado! Agora consegui entender após ler suas explicações. Valeu!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software