1
resposta

Reatribuir dados na mesma Base

Ao invés de criar uma base nova com DATA teste; é possível atribuir as novas variáveis/colunas que eu quero na mesma base de dados?

Exemplo:

data alura.cadastro_produto; /* Ao invés de criar uma noba base "teste" usar o mesmo caminho da minha base apenas para acrescentar dados e não criar uma base nova*/
set alura.cadastro_produto;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

É possível fazer essa atribuição de variáveis em uma base já existente ao invés de criar uma nova, do jeito que eu fiz no exemplo, ou algo parecido?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Boa tarde Vilmara, tudo bem com você?

Desculpe pela demora para dar um retorno.

Muito boa a sua pergunta! É sim possível modificar diretamente, atribuir as novas variáveis/colunas, a base existente. Uma boa prática é criar uma base temporária para implementar e testar as operações, como o instrutor vai fazendo ao decorrer do curso. No momento que tiver certeza que já está tudo correto, alterar a referência para a base existente forme o exemplo abaixo:

data alura.cadastro_produto; 
set teste;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

Ou, caso deseje fazer diretamente sem criar a base temporária, basta fazer o código exatamente como você fez:

data alura.cadastro_produto; 
set alura.cadastro_produto;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

Caso tenha interesse, pode verificar outras operações pode consultar a documentação do SAS.

Abraço, bons estudos e bom fim de ano!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!