1
resposta

Reatribuir dados na mesma Base

Ao invés de criar uma base nova com DATA teste; é possível atribuir as novas variáveis/colunas que eu quero na mesma base de dados?

Exemplo:

data alura.cadastro_produto; /* Ao invés de criar uma noba base "teste" usar o mesmo caminho da minha base apenas para acrescentar dados e não criar uma base nova*/
set alura.cadastro_produto;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

É possível fazer essa atribuição de variáveis em uma base já existente ao invés de criar uma nova, do jeito que eu fiz no exemplo, ou algo parecido?

1 resposta

Boa tarde Vilmara, tudo bem com você?

Desculpe pela demora para dar um retorno.

Muito boa a sua pergunta! É sim possível modificar diretamente, atribuir as novas variáveis/colunas, a base existente. Uma boa prática é criar uma base temporária para implementar e testar as operações, como o instrutor vai fazendo ao decorrer do curso. No momento que tiver certeza que já está tudo correto, alterar a referência para a base existente forme o exemplo abaixo:

data alura.cadastro_produto; 
set teste;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

Ou, caso deseje fazer diretamente sem criar a base temporária, basta fazer o código exatamente como você fez:

data alura.cadastro_produto; 
set alura.cadastro_produto;

if data > 201606
    then lancamento = 1; 
    else  lancamento = 0;
run;

Caso tenha interesse, pode verificar outras operações pode consultar a documentação do SAS.

Abraço, bons estudos e bom fim de ano!

 

 

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software