Pessoal, surgiu uma dúvida que não consegui sanar. Consegui resolver o exercício usando if's diretamente na função principal desenhaCirculo. Tentei replicar o comportamento usando uma nova função sendo chamada dentro da função principal, mas não consegui êxito. Como conseguiria reaproveitar esse código numa função externa?
<canvas id="tela" width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var raio = 10;
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo (evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, alteraTamanho(raio), 0, 2*3.14);
pincel.fill();
console.log("Posição do click foi: " + x + "," + y);
}
function alteraTamanho(raio) {
if (event.shiftKey && (raio <= 40)) {
raio = raio + 10;
}
if (event.ctrlKey && (raio > 5)) {
raio = raio - 5;
}
return raio;
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>