1
resposta

React+Node no mesmo projeto

Olá equipe Alura tudo bom?

Primeiramente quero parabenizar e agradecer pelo conteúdo.

Minha dúvida é a seguinte, vou desenvolver uma pequena aplicação com base nos exercícios do cursos de React e Node, será uma app simples para cadastrar as minhas marcações e as tarefas que desenvolvi durante o dia de trabalho, além disso vou marcar também as vezes em que fui acionado por alguém para resolver ou verificar algum problema, essa app é para uso pessoal, pretendo usar Node JS no backend, React JS no frontend e como fonte de dados o SQLite. Como devo configurar o backend e o frontend para rodar no mesmo "servidor/porta"? Por exemplo ao executar o npm start já executar o back e o front, e no front quando eu chamar uma rota da API ao invés de chamar por "http://localhost/api/meuapp" chamar apenas "/api/meuapp"?

Basicamente quero deixar backend e frontend no mesmo projeto.

desde já agradeço.

Att, Jailson de Souza.

1 resposta

Fala ai Jailson, tudo bem? Parabéns pela ideia e iniciativa, muito bom.

Sobre a dúvida:

Como devo configurar o backend e o frontend para rodar no mesmo "servidor/porta"?

O ideal seria você configurar para rodar em portas separadas, ou seja, em vez de você ter apenas um projeto, você terá um projeto para o back e outro para o front.

Que podem ser repositorios diferentes, hospedados em lugares diferentes, deployados diferentes, etc...

Essa padrão é conhecido como API First, onde a gente cria uma API agnóstica do UI.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software