7
respostas

React native parte 2 chegando no assunto de navigation está quase impossível prosseguir devido as atualizações.

Olá amigos da alura. Tenho notado e até já fiz alguns comentário sobre a mudanças na estrutura do framework react native devido a atualizações e novos modo de configurar e instalar bibliotecas como o react-navigation agora ao chegar a parte 2 do curso no módulo '03-Navegando entre telas do Instalura' na aula '01-Navegando entre a telas' ficou praticamente impossível pra um aluno iniciante acompanhar o projeto devido a muitas atualizações até a data de hoje. Fico muito frustado por ter me esforçado e inclusive fiz algumas modificações necessárias em aulas anteriores e até obtive êxito porém agora nesta parte não consigo mais acompanhar o projeto, e o pior de tudo é que fiz minha renovação de plano recentemente pensando exatamente em aprender react native. E agora gostaria de uma resposta se vai ter ao menos os códigos de cada aula neste parte 2 modificados segundo estas novas atualizações, caso negativo serei obrigado a pedir o cancelamento do plano pois como já disse meu propósito era estudar principalmente "React-Native". Obrigado pela atenção aguardo resposta e caso não tenham solução vou pedir o cancelamento do plano.

7 respostas

Caraca man, tava pra renovar meu plano tambem, acabou meu acesso há dois dias, iria renovar por conta do React tambem, então o Navigation não funciona mais?

Opa Nicholas, o problema é que houve muitas atualizações e fica muito difícil fazer o projeto principalmente na parte 2 quando fala da instalação do react navigation.

Conseguiu resolver? To tentando instalar aqui e to tendo erros com o gradle

Esta parte da instalação do react-navigation não consegui resolver, creio que não adianta levar as aulas do curso como base em virtude da falta de atualização. Melhor caminho é pesquisar na internet e no site oficial.

Isso deve ajudar:

https://blog.rocketseat.com.br/react-navigation-react-native/

Mano, consegui resolver, então, você não vai conseguir prosseguir com o NPM, você precisa instalar o yarn.

O yarn é o gerenciador mais atual pelo que entendi, se vocè for na documentação atualizada você vai ter coisas dizendo mais ou menos isso:

yarn add react-navigation
# or with npm
# npm install --save react-navigation

Perceba que o npm está comentado, tentei fazer 3 vezes com o npm e deu no terminal que não conseguiria fazer com ele.

Dependendo do teu SO, você vai ter modos diferentes de instalar o yarn, eu fiz pelo :

https://yarnpkg.com/lang/en/docs/install/#windows-stable

Só que você precisa setar o yarn como variavel de ambiente, caso você não saiba tem aqui nos cursos da Alura tanto no de Prompt, Linux e PowerShell. Caso você não queira fazer os cursos, você consegue facil como fazer pesquisando no google, mas é simples, no windows da pra fazer através da interface gráfica.

Voltando, depois do yarn instalado e setar a pasta bin onde esta localizado o executavel dele como no path, você reinicia o VSCode ou fecha o terminal(caso seja uma janela separa) e abre denovo pra pegar o terminal com a nova variavel setada, então você vai conseguir executar o comando:

yarn

Execute esse comando na pasta que foi criada pelo react-native init .

Uma dica, como você fez algumas modificações, eu faria um novo init criando outra pasta e copiaria os arquivos que foram codados durante as aulas pra não ter problema com nada que você tenha apagado nos arquivos android ... durante a instalação.

Bom, depois que você der o yarn, é só seguir passo a passo oque está na própria doc atualizada do React Navigation, segue o link:

https://reactnavigation.org/docs/en/getting-started.html

No caso de ser Android você vai ter que adicionar uns dois imports e mais algumas coisas no arquivo MainActivity.java que está dentro do teu projeto:

\NOMEPROJETO\android\app\src\main\java\com\NOMEPROJETO\MainActivity.java

E fazer as alterações conforme dito na documentação.

Estou meio acostumado a ler docs, o curso de React daqui é bem feito, só que infelizmente deixaram a desejar por não ter um tópico atualizando sobre o yarn, mas enfim, aqui funcionou, fiz em um projeto separado pra ver se dava tudo certo e deu, até utilizei o código de teste da pagina seguinte da própria doc:

https://reactnavigation.org/docs/en/hello-react-navigation.html

Bom, espero ter ajudado, abraços!

Opa obrigado pela ajuda Nicholas! Ajudou muito :)