Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

React Native com TypeScript ou JavaScript? Por onde começar?

Boa tarde amigos,

Estou começando agora na área de programação com o objetivo inicial de desenvolver apps mobiles de forma independente.

Comecei com a formação Programação do Zero, fiz mais algum estudo sobre JavaScript e parti pra formação para montagem de um App do zero com React-Native.

Ao acompanhar as aulas notei que estava faltando background para entender tudo que estava acontecendo, então percebi que precisaria estudar REACT primeiro, para depois estudar o React-Native.

Navegando pelos cursos de React ví o TypeScript e o que me parece é uma "evolução" do javascript, inclusive com cursos exclusivos sobre migração de um pro outro.

Minha dúvida é: Se eu ignorar o TypeScript neste primeiro momento, focando em javascript e react, para chegar no react-native e montar meus apps, vou me arrepender no futuro?

Ou seria melhor eu já colocar o TypeScript dentro dos meus estudos para desenvolver meus apps nesta linguagem.

Agradeço todas as colaborações.

Att, Turí Souza

2 respostas
solução!

Olá, Turí!

Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa em aprender programação e desenvolvimento de aplicativos mobile. Sua jornada é realmente empolgante!

Quanto à sua dúvida, a resposta pode variar dependendo do seu objetivo. Se você quer aprender os conceitos básicos e construir aplicativos de forma rápida, aprender JavaScript e React primeiro pode ser uma boa ideia. Isso porque JavaScript é a base para o React e React Native, e entender bem o JavaScript vai te ajudar a entender melhor o React.

Agora, se você está pensando a longo prazo e quer construir aplicativos robustos e escaláveis, aprender TypeScript pode ser muito útil. TypeScript é uma extensão do JavaScript que adiciona tipos estáticos à linguagem. Isso pode ajudar a prevenir muitos erros comuns de programação e tornar o seu código mais fácil de ler e de manter.

Por exemplo, digamos que você esteja trabalhando em um projeto com muitos componentes e muitos desenvolvedores. Se você está usando JavaScript, pode ser difícil lembrar o que cada função faz, quais argumentos ela aceita, e o que ela retorna. Com TypeScript, você pode especificar essas coisas na definição da função, tornando o código mais fácil de entender e menos propenso a erros.

Portanto, a resposta para a sua pergunta depende do que você quer fazer. Se você quer começar a construir aplicativos o mais rápido possível, talvez seja melhor começar com JavaScript e React. Se você quer construir aplicativos mais robustos e escaláveis, e está disposto a investir mais tempo no aprendizado, então aprender TypeScript pode ser uma boa ideia.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Bom dia Matheus!

Clareou bem pra mim a questão. Como estou começando agora e pretendo fazer apps o mais rápido possível, até para poder "testar" se vou gostar da área, irei focar no JavaScript e React e depois partir para o Ract-Native.

Agradeço desde já pela atenção.

Tenha um ótimo Final de Semana.

att, Turí