Boa noite!
Gostaria de saber quais as melhores bibliotecas para front-end com React JS com TS e node. Ex: vite, tailwind css...
E seguindo o clean arch, qual seria a organização de pastas mais recomendada hoje?
Boa noite!
Gostaria de saber quais as melhores bibliotecas para front-end com React JS com TS e node. Ex: vite, tailwind css...
E seguindo o clean arch, qual seria a organização de pastas mais recomendada hoje?
Oi, Ana Paula! Tudo bem?
É difícil te responder com certeza sua pergunta. Mas podemos ter insights de quais tecnologias são as mais usadas pela comunidade, mais amadas, mais odiadas, etc.
Segundo o State of Js de 2022 , podemos ter uma ideias dessas tecnologias. Vou organizar aqui da forma que eles organizaram no site, mas vou focar no React, JavaScript, Node e Typescript. Se você quiser pode visitar a página e ver todas as techs que usam JavaScript.
Frameworks focados em renderizar e servir seu aplicativo
Neste tópico o Next JS, Remix são os preferidos da comunidade. Eles despertam a curiosidade de quem tá buscando um novo frameworks assim e possuem um ótimo número de retenção.
Ferramentas para testar seu código
Nesse quesito o Jest, Testing Library e o Vitest se destacam. Este último ainda é bem recente e pode ser que o Hype da comunidade tenha colocado ele nessa posição. A galera pode está usando e gostando. O Jest é bem popular já tem bastante tempo, e o Testing Library é uma das bibliotecas que junto com o Jest te auxiliam a testar suas aplicações React.
Se você quiser, tem dois cursos aqui na plataforma sobre testes no Front-end (React) que focam bastante nessas duas ferramentas.
Menção honrosa ao Mocha, que é muito popular, o Cypress, Playwright e o Puppeteer para testes de ponta a ponta.
JavaScript para dispositivos móveis e aplicativos de desktop
Aqui, destacam-se o Electron e o Expo. O Electron para criação de aplicações desktop e o Expo para permitir usar o React Native para construir aplicações Mobile.
Temos uma formação incrível de React Native
Em relação ao Node e Typescript, em resumo, o Typescript acabou se tornando uma ferramenta essencial para quem escreve código em JavaScript, pela tipagem estática e por prevenir que erros passem despercebidos. Eu recomendo estudar logo após dominar os conceitos do JavaScript.
Já o Node js, se seu foco for na criação de API's, recomendo fortemente estudar dois frameworks, o Express js e o Sequelize. E ainda, é importante conhecer e saber utilizar WebSockets para criar aplicações melhores. Se você quiser colocar me seus planos de estudo vou deixar aqui embaixo o link da formação.
Não tenho muito conhecimento sobre esse tipo de arquitetura, por isso não posso dar uma opinião sobre o assunto. Contudo, vou deixar aqui embaixo um artigo muito bom que você pode está lendo e se informando mais sobre isso, tá bom?
Bom, eu tentei resumir e trazer as principais techs do mercado, com forte retenção de usuários e que despertam interesse de novos usuários.
Espero ter ajudado! Abraços :)