Boa noite!
Gostaria de saber quais as melhores bibliotecas para front-end com React JS com TS e node. Ex: vite, tailwind css...
E seguindo o clean arch, qual seria a organização de pastas mais recomendada hoje?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite!
Gostaria de saber quais as melhores bibliotecas para front-end com React JS com TS e node. Ex: vite, tailwind css...
E seguindo o clean arch, qual seria a organização de pastas mais recomendada hoje?
Oi, Ana Paula! Tudo bem?
É difícil te responder com certeza sua pergunta. Mas podemos ter insights de quais tecnologias são as mais usadas pela comunidade, mais amadas, mais odiadas, etc.
Segundo o State of Js de 2022 , podemos ter uma ideias dessas tecnologias. Vou organizar aqui da forma que eles organizaram no site, mas vou focar no React, JavaScript, Node e Typescript. Se você quiser pode visitar a página e ver todas as techs que usam JavaScript.
Frameworks focados em renderizar e servir seu aplicativo
Neste tópico o Next JS, Remix são os preferidos da comunidade. Eles despertam a curiosidade de quem tá buscando um novo frameworks assim e possuem um ótimo número de retenção.
Ferramentas para testar seu código
Nesse quesito o Jest, Testing Library e o Vitest se destacam. Este último ainda é bem recente e pode ser que o Hype da comunidade tenha colocado ele nessa posição. A galera pode está usando e gostando. O Jest é bem popular já tem bastante tempo, e o Testing Library é uma das bibliotecas que junto com o Jest te auxiliam a testar suas aplicações React.
Se você quiser, tem dois cursos aqui na plataforma sobre testes no Front-end (React) que focam bastante nessas duas ferramentas.
Menção honrosa ao Mocha, que é muito popular, o Cypress, Playwright e o Puppeteer para testes de ponta a ponta.
JavaScript para dispositivos móveis e aplicativos de desktop
Aqui, destacam-se o Electron e o Expo. O Electron para criação de aplicações desktop e o Expo para permitir usar o React Native para construir aplicações Mobile.
Temos uma formação incrível de React Native
Em relação ao Node e Typescript, em resumo, o Typescript acabou se tornando uma ferramenta essencial para quem escreve código em JavaScript, pela tipagem estática e por prevenir que erros passem despercebidos. Eu recomendo estudar logo após dominar os conceitos do JavaScript.
Já o Node js, se seu foco for na criação de API's, recomendo fortemente estudar dois frameworks, o Express js e o Sequelize. E ainda, é importante conhecer e saber utilizar WebSockets para criar aplicações melhores. Se você quiser colocar me seus planos de estudo vou deixar aqui embaixo o link da formação.
Não tenho muito conhecimento sobre esse tipo de arquitetura, por isso não posso dar uma opinião sobre o assunto. Contudo, vou deixar aqui embaixo um artigo muito bom que você pode está lendo e se informando mais sobre isso, tá bom?
Bom, eu tentei resumir e trazer as principais techs do mercado, com forte retenção de usuários e que despertam interesse de novos usuários.
Espero ter ajudado! Abraços :)