3
respostas

React, Flux, Redux e Banco de dados

Olá, eu fiquei com uma dúvida porque vi que pessoas utilizam MERN(Mongo,Express, React e Node) outras utilizam React + Flux ou GraphQL. Eu vi que tem um curso na Alura de React com Flux, mas eu queria entender para que serve o Flux, substitui o Redux ou não tem nada a ver?

Por exemplo, antes para fazer uma aplicação com banco de dados, utilizava-se HTML, Javascript e PHP que se comunicava com um banco de dados MySql ou SQL, nesse processo onde entra o Flux e o Redux?

Para ser Fullstack com Angular eu preciso saber MEAN, mas para ser Fullstack com React o que eu preciso saber?

3 respostas

Oi Gisele, são muitas dúvidas. Vou começar pela mais simples: Flux é apenas uma ideia de pattern desenhada pelo Facebook. Redux é uma biblioteca que implementa esse pattern.

Você não precisa dele para desenvolver usando o react, a depender do cenário ele pode te ajudar. O Redux só faz sentido numa aplicação onde estados são mantidos, caso de uma SPA e o que não é o caso de uma aplicação php(lado servidor), então não tem muito motivo para você usar ele com um php da vida... poderia usar, mas acho que atrapalharia mais do que ajudaria.. sem contar que você ainda ia precisar achar uma implementação do flux para php.

Fullstack é uma pessoa que domina tanto o front quanto o backend, não necessariamente precisa saber todas as letras do mean. Eu posso ter usado angular sem mongo, e mesmo assim ainda sou fullstack.

Obrigada por responder.

O Flux seria como o REST, um tipo de arquitetura?

" O Redux só faz sentido numa aplicação onde estados são mantidos..." O que seria manter um estado, é um termo do React? Eu comecei o curso e não terminei, acabei indo para o node.js.

" o que não é o caso de uma aplicação php(lado servidor), então não tem muito motivo para você usar ele com um php da vida... ". É isso que eu não entendo, vejo umas vagas pedindo 500 coisas e se for analisar não precisa de tantas tecnologias, a não ser que são várias aplicações diferentes.

"sem contar que você ainda ia precisar achar uma implementação do flux para php" .

Não entendi, direito, você quer dizer que não tem uma aplicação do flux com php?

"Eu posso ter usado angular sem mongo, e mesmo assim ainda sou fullstack".

Sim, MEAN era só um exemplo, é que eu já ouvi falar de substituir o Angular pelo React.

Vou explicar melhor a minha dúvida, tem vários cursos de diversas tecnologias, mas não tem quase nada explicando o que funciona melhor com determinada tecnologia, por isso eu fiz essas perguntas.

Uma vez me pediram para fazer uma página usando Ajax com dados do banco de dados e por isso eu perguntei do React, porque até hoje eu não sei como funciona essa parte de pegar os dados de um banco de dados e trabalhar esses dados com algum framework javascript.