Havia visto no curso uma parte em que é explicado sobre a utilização dessas ferramentas.
porém não estou mais encontrando. isso foi retirado do curso ?
att;
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Havia visto no curso uma parte em que é explicado sobre a utilização dessas ferramentas.
porém não estou mais encontrando. isso foi retirado do curso ?
att;
Olá Elton! tudo certo?
Provavelmente você está confundindo com o curso de ContextAPI!
Nesse vídeo eu explico sobre a instalação do React Context Devtool e utilizo ele durante o curso!
Sobre o React Developer Tools eu recomendo bastante usar! ele te dá várias opções na aba Components como ver a estrutura de componentes e as props / valores que estão sendo utilizadas, fora a opção de brilhar na tela os componentes que estão mudando ou a aba Profiler que consegue ver o histórico de update dos componentes, ela é sensasional!
Já sobre o Redux Devtools ele é bem parecido com o React Context Devtool, só que ele separa a aba em 2, um mostrando as actions que foram acionadas e, quando você clica nessa action, mostra na outra aba o state (do redux) atual nesse momento (na aba State), mostra a action que foi lançada (normalmente é um type e um payload, mostrada na aba Action), a diferença que essa action causou no state (na aba Diff) ou até testar uma action manualmente! (na aba Test)
Cada ferramenta serve muito bem para o propósito que foi criada e, caso você queira algum conteúdo sobre o React Developer Tools ou o Redux Devtools pode responder aqui que a gente faz um Alura+ sobre isso ;)
Abraço e bons estudos!
.....