Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

RatingBar do exercício do curso Android I sempre com 10 estrelas.

Boa noite a todos!

Estou já no módulo seguinte mas meu RatingBar ainda está estranho. Segue código XML da definição do componente:

<RatingBar
            android:numStars="5"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:id="@+id/formulario_nota"
            android:layout_gravity="center"
            android:max="10" />

O formulário sempre mostra 10 estrelas não importa o que eu faça. Cheguei até tentei trocar as propriedades de lugar. Usei meu celular para executar a app direto de lá para ver se o problema não era o emulador, já que estou emulando de uma imagem aqui pois meu computador é AMD e não suporta o tal do VT-X :(

Alguma ideia? Estou usando a versão 2.2.2 do Android Studio.

TIA,

WB::

3 respostas
solução!

Wilson, tudo bem?

Passei pelo mesmo problema. Mesmo definindo como menos de 10 estrelas, veja que a propriedade "android:layout_width" está definida como "match_parent", pelo que entendi, dessa forma o Android entende que este componente tem que ficar da largura do componente de pai de qualquer maneira.

Então basta alterar essa propriedade para "wrap_content" e você resolverá seu problema.

Abs.!

Adriano, tudo bom comigo e contigo?

Funcionou aqui!

Pelo jeito o Android parte de que um RatingBar necessariamente precisa ocupar uma "linha" inteira na tela, ou temos um bug...

Abraços e valeu a atenção!!

Opa, tudo certo Wilson.

Não sou expert em Android, também comecei a aprender agora, mas nesse caso parece que o Android entendeu que o RatingBar deveria ocupar a tela inteira, justamente pela propriedade "match_parent".

Deve ser algo relacionado às prioridades definidas pelo Android. Nesse caso ele deve dar prioridade ao "layout_width" e não ao "numStars".

Enfim, pelo menos funcionou, rsrsrs. Quem sabe alguém com conhecimento dessa parte responda aqui também...

Abs.!