10
respostas

Raspberry 5v

Ola,

Liguei o rele na raspberry conforme descrito, mas só acende a luz do rele(quando ligo no Arduíno ele acende a luz e faz um barulho quando aciona o liga e desliga), me parece que a porta da raspberry não esta chegando o 5v, aconteceu a mesma coisa no curso que fiz com o nodemcu. Tem alguma dica do que preciso fazer para acionar o rele? Tenho uma Raspberry Pi model 3 fonte externa .

Grato

10 respostas

Oi Rogerio, tudo bem ?

Cara passei sua dúvida para o instrutor, que deve te dar um feedback melhor !

Abraços

Oi Rogerio,

o importante é a amperagem. Para o correto funcionamento do Raspberry Pi, o fabricante recomenda uma fonte com um mínimo de 1.5A (utilizando teclado + mouse). Porém, se o seu projeto possuir várias conexões USB, deve ser considerada uma fonte de 2.5A.

Nos nossos teste enfrentamos muitos problemas por causa de uma fonte de má qualidade.

abs, Nico

Eu estou ligando numa fonte de 5V 3.0A. Não tem nada conectado na raspberry. Quando faço a medição o 5v esta chegando normalmente, mas a porta GPIO14 (tambem liguei em outras) esta saindo 3.3V. Eu acho que o problema esta ai, pois no teste que fiz ligando tudo no 5V o rele funcionou. E no Arduíno esta funcionando tambem.

Oi Rogerio,

O nível alto lógico do Raspberry Pi realmente é de 3.3V. Isso é diferente do Arduino que usa 5V.

Abs, Nico

Entendo que a fonte esta ok. O que pode esta acontecendo? Tem algum outro teste que eu possa fazer?

Oi Rogerio,

vc tem uma outra fonte para testar? Ela até pode funcionar para Arduino ou celular mas pode ser insuficiente para Raspberry Pi.

abs

Eu testei em duas fontes de 5V mas de 1A e não funciona, A luz do rele acende mas não é o suficiente para "o clique do rele " para acender a luz.

Oi Rogerio,

1A realmente não é suficiente. Vai ter esses problemas. Comigo já aconteceu que o Raspberry travou, ou se reiniciou sozinho, ou algum periférico parou de funcionar.

abs

Teste com uma de 1.6A e não funcionou e também com uma de 2A e não funcionou.

Eu tenho 2 reles que funcionam com Arduino mas não estava funcionando com a Raspberry. Após todos os testes, consegui um outro rele aqui no serviço e esta funcionando normalmente, ou seja, os reles estão com problema, ou a tensão do Arduino e do Raspberry é diferente...

O importante é que esta funcionando . Muitíssimo obrigado pela atenção de vocês.