Ministério da Saúde
Publicidade ------- Contratação/substituição de novas agências de publicidade -------- Área de contratos
Publicidade ------ Pagamentos de faturas (agências de publicidade) ------------ Área financeira
Publicidade -------- Criação de campanhas publicitárias ------- Áreas demandantes
Todos os processos acima são totalemente burocráticos, muito engessados por conta de uma legislação brasileira arcaica e extremamente lenta e burocrática.
Por exemplo: a contratação ou substituição de novas agências depende do término do contrato firmando, realizado por meio de licitação, onde a suspensão dos mesmos é quase impossível, pois a legislação dificulta qualquer substituição antes do término do contrato que, ainda, pode ser questionada na justiça.
O pagamento das faturas demora entre 30 a 90 dias, a depender do "boa vontade"da área financeira, pois deve-se solicitar a áera responsável do Ministério recursos para o Tesouro e só depois de depositado, o mesmo pode ser quitado. Na maioria dos casos, o Tesouro só encaminha de 50% a 60% do valor solicitado, ou seja, a área financeira acaba escolhendo qual fatura(s) irá pagar nesse mesmo mês, para só então solicitar uma nova remessa de orçamentos.
Assim, o serviço do Governo Federal é extremante lento e burocrático, por causa de uma legislação antiga e que não está conectada com o momento atual.