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resposta

Rascunhe o business agility

Ministério da Saúde

Publicidade ------- Contratação/substituição de novas agências de publicidade -------- Área de contratos

Publicidade ------ Pagamentos de faturas (agências de publicidade) ------------ Área financeira

Publicidade -------- Criação de campanhas publicitárias ------- Áreas demandantes

Todos os processos acima são totalemente burocráticos, muito engessados por conta de uma legislação brasileira arcaica e extremamente lenta e burocrática.

Por exemplo: a contratação ou substituição de novas agências depende do término do contrato firmando, realizado por meio de licitação, onde a suspensão dos mesmos é quase impossível, pois a legislação dificulta qualquer substituição antes do término do contrato que, ainda, pode ser questionada na justiça.

O pagamento das faturas demora entre 30 a 90 dias, a depender do "boa vontade"da área financeira, pois deve-se solicitar a áera responsável do Ministério recursos para o Tesouro e só depois de depositado, o mesmo pode ser quitado. Na maioria dos casos, o Tesouro só encaminha de 50% a 60% do valor solicitado, ou seja, a área financeira acaba escolhendo qual fatura(s) irá pagar nesse mesmo mês, para só então solicitar uma nova remessa de orçamentos.

Assim, o serviço do Governo Federal é extremante lento e burocrático, por causa de uma legislação antiga e que não está conectada com o momento atual.

1 resposta

Olá, Antonio!

Compreendo sua frustração em relação à burocracia e lentidão dos processos no Ministério da Saúde. Infelizmente, a realidade é que muitas instituições governamentais enfrentam desafios semelhantes devido a legislações antigas e processos complexos.

Uma abordagem que pode ajudar a lidar com essa situação é aplicar princípios de Business Agility, que buscam trazer mais flexibilidade e agilidade para as organizações. Algumas sugestões para rascunhar o Business Agility no contexto do Ministério da Saúde são:

  1. Identifique os gargalos: Analise os processos existentes e identifique os pontos de maior lentidão e burocracia. Isso pode ajudar a direcionar os esforços para áreas específicas que precisam de mais atenção.

  2. Promova a colaboração: Estimule a colaboração entre as diferentes áreas envolvidas nos processos, como a área de contratos, financeira e demandantes. Criar canais de comunicação eficientes e incentivar a troca de informações pode agilizar a resolução de problemas e tomada de decisões.

  3. Automatize processos: Avalie a possibilidade de automatizar parte dos processos burocráticos, como a contratação de novas agências ou o pagamento de faturas. A utilização de ferramentas tecnológicas pode reduzir o tempo necessário para realizar essas atividades e minimizar erros.

  4. Busque atualização legislativa: Embora seja um desafio, é importante buscar atualizações na legislação que possam facilitar os processos. Isso pode envolver ações como diálogo com órgãos responsáveis, participação em grupos de discussão e busca por soluções jurídicas que possam agilizar as atividades.

Lembre-se de que implementar mudanças em uma organização governamental pode ser um processo complexo e gradual. É importante envolver as pessoas e buscar o apoio de lideranças para promover uma cultura de agilidade e inovação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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