Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Raquete sai da tela!

A minha raquete sai da tela se eu continuar movendo ela para cima ou para baixo. Já vi alguns videos depois deste que foi criada a raquete e estou pensando como poderia montar um código onde a barra não saísse da tela. Será que algo com um if ja resolveria? Escrevi esse código agora aqui no forum, vou testar depois.

if ( yRaquete + alturaRaquete = height){
    velocidadeRaquete = 0            
}
if ( yRaquete - alturaRaquete = 0){
    velocidadeRaquete = 0            
}
3 respostas

Fala, Gabriel! Tudo bem contigo?

Fez o teste e rodou perfeitamente?

Poste aqui o link do seu p5js com os códigos para que possamos dar uma olhada.

Ficamos no aguardo!!!

Eu adicionei uma condição que limita o movimento da raquete no eixo y na função que move a raquete para que ela não saia da tela e resolveu sem escrever muito. A raquete do oponente ainda sai um pouco da tela, depois vou pensar como melhorar ela.

Link do projeto: https://editor.p5js.org/Hart/sketches/WX99n1jXX

Segue o código:

function moveMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaquete > 5) {
    yRaquete -= velocidadeYRaquete;
  } 
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaquete < 395 - alturaRaquete) {
    yRaquete += velocidadeYRaquete;
  }
}
solução!

Fala, Gabriel!! Tudo bem, meu amigo?

Dei olhada no seu código e alterei somente uma informação dentro da função movimentaRaqueteOponente(). Eu substituí a variável dOponenteBolinha

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = (yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete / 2 - dOponenteBolinha);
 yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;

Por 30, limitando a raquete ao espaço do canvas. O 30 é a diferença para que não ultrapasse a parte superior e também que a raquete vá até o final da parte inferior.

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = (yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete / 2 - 30);
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;

Espero ter ajudado, Gabriel!

Continue assim!

Qualquer dúvida, estamos aqui!

Um abraço!