3
respostas

Raquete não segue a bolinha

A raquete so fica subindo e descendo mas não segue a bolinha mesmo ajustando o parâmetro seguir a bolinha.

3 respostas

Oiê Matheus, tudo bem?

Gostaria de pedir que você enviasse o link do seu projeto para que eu consiga entender melhor o seu problema e identificar em qual dos códigos se encontra o erro mencionado.

Mas antes disso, verifique se alguns desses detalhes foram adicionados em seu código.

  • Os atores estão centralizados?
  • Ao criar a variável posição y da bolinha, a opção em que ela fica visível para todos os atores foi selecionada?
  • O valor do deslize X segundos para deslize 0 segundos foi alterado?

Para compartilhar o link do seu projeto você precisa estar logado em sua conta so Scratch, com o seu projeto aberto selecione o link, copie e cole aqui no fórum.

Aguardo o seu retorno.

Bons estudos e a gente se vê!

segue o link compartilhado. https://scratch.mit.edu/projects/765311499/editor

Oiê, Matheus!

Obrigada por enviar o link do seu projeto!

Dei uma olhada no seu código e gostaria de fazer algumas sugestões de alterações nele. Acompanhe abaixo:

  • A raquete oponente não está centralizada no eixo, para fazer isso selecione o ator raquete oponente, entre na aba Fantasias e centraliza-a, se for necessário diminua o zoom para encontrar o eixo (essa bolinha na cor cinza). A raquete ficará igual a imagem abaixo.

Uma imagem com fundo quadriculado nas cores cinza claro e branco, tendo uma barra branca centralizada no eixo na cor cinza.

  • Repita o mesmo processo de centralização na raquete 2 .

A bolinha está centralizada, então está tudo bem. Agora vamos para as modificações nos códigos.

  • Entre na aba Códigos, selecione o ator raquete oponente e coloque x: -229 e y: 0.

Uma imagem de um bloco amarelo escrito quando a bandeira de iniciar for clicado, encaixado nele um bloco azul escrito vá para x: menos duzentos e vinte e nova y: zero.

  • No bloco abaixo, coloque deslize por 0 segs até x: -229 y: posição y da bolinha .

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pronto, agora vamos para o ator raquete 2, então selecione-o.

  • Com o ator raquete 2 selecionado, altere o código para ** x: 229 e y: 0**

Uma imagem de um bloco amarelo escrito quando a bandeira de iniciar for clicado, encaixado nele um bloco azul escrito vá para x: duzentos e vinte e nova y: zero.

Por fim, clique na bandeira verde para atualizar e iniciar o jogo.

Após essas modificações e realizando o teste, a raquete acompanhará a bolinha igual demonstrado em aula pelo instrutor.

Espero ter ajudado a solucionar esse problema, caso tenha dúvidas durante o seu processo estarei à disposição.

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.