Gabriel,
Para centralizar a Raquete no eixo Y
/*
O "Y" da Raquete tem que igual a metade a altura (height = 600) da tela do jogo,
menos a metade da altura da Raquete (alturaRetangulo = 80)
yRetangulo = height/2 - alturaRetangulo/2;
yRetangulo = 300 - 40;
*/
let yRetangulo = 260;
"sketch.js"
let xCentro = 400;
let yCentro = 300;
let diametro = 20;
let velocidadeX = 5;
let velocidadeY = 5;
let raio = diametro / 2;
let xRetangulo = 15;
let yRetangulo = 260;
let larguraRetangulo = 10;
let alturaRetangulo = 80;
function setup() {
createCanvas(800, 600);
}
function draw() {
background(0);
desenhoBolinha();
// movimentoBolinha();
colisaoBolinha();
rect(xRetangulo, yRetangulo, larguraRetangulo, alturaRetangulo);
}
function desenhoBolinha() {
circle(xCentro, yCentro, diametro);
}
function movimentoBolinha() {
xCentro += velocidadeX;
yCentro += velocidadeY;
}
function colisaoBolinha() {
if (xCentro + raio > width || xCentro - raio < 0) {
velocidadeX *= -1;
}
if (yCentro + raio > height || yCentro - raio < 0) {
velocidadeY *= -1;
}
}
Ou:
let xCentro = 400;
let yCentro = 300;
let diametro = 20;
let velocidadeX = 5;
let velocidadeY = 5;
let raio = diametro / 2;
let xRetangulo = 15;
let yRetangulo;
let larguraRetangulo = 10;
let alturaRetangulo = 80;
function setup() {
createCanvas(800, 600);
yRetangulo = height/2 - alturaRetangulo/2;
}
function draw() {
background(0);
desenhoBolinha();
// movimentoBolinha();
colisaoBolinha();
rect(xRetangulo, yRetangulo, larguraRetangulo, alturaRetangulo);
}
function desenhoBolinha() {
circle(xCentro, yCentro, diametro);
}
function movimentoBolinha() {
xCentro += velocidadeX;
yCentro += velocidadeY;
}
function colisaoBolinha() {
if (xCentro + raio > width || xCentro - raio < 0) {
velocidadeX *= -1;
}
if (yCentro + raio > height || yCentro - raio < 0) {
velocidadeY *= -1;
}
}