//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2;
//variaveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprim = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(600, 400); // cria cenario
}
function draw() {
background(0); // 1 - desenha o background
mostraBolinha(); // 2 - desenha a bolinha
movimentaBolinha(); // 3 - movimenta a bolinha
verificaColisaoBorda(); // 4 - verifica colisao da bolinha
mostraRaquete(); // 5 - cria a raquete
movimentaMinhaRaquete(); // 6 - movimenta a raquete cima e baixo
verificaColisaoRaquete();
}
function mostraBolinha (){
fill(color(255, 204, 0)); // cor bolinha
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(){
rect(xRaquete,yRaquete,raqueteComprim,raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprim && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}