// variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 20;
let raio = diametroBolinha / 2;
// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
// variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteLargura = 10;
let raqueteAltura = 80;
// variaveis do oponente ``
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente = 250;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostrarBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
}
function mostrarBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametroBolinha);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if(xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y) {
rect(x, y, raqueteLargura,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
if (yRaquete <= 0){
yRaquete = 0;
}
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
if (yRaquete + raqueteAltura >= height){
yRaquete = height - raqueteAltura;
}
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteAltura / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
if (yRaqueteOponente <= 0){
yRaqueteOponente = 0;
}
if (yRaqueteOponente + raqueteAltura >= height){
yRaqueteOponente = height - raqueteAltura;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteLargura
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio
< yRaqueteOponente + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function incluiPlacar(){
fill (255)
text (meusPontos, 278, 26)
text (pontosDoOponente, 321, 26)
}
Alguém sabe me dizer o que esta errado, que esta fazendo com que a raquete fique presa na parte superior da tela ?