Olá!
Quando eu tento fazer o ranking por categoria de produtos, a contagem aparece igual para todos. Tentei mudar a cardinalidade mas aparece a mensagem abaixo e não sei como resolver.
Olá!
Quando eu tento fazer o ranking por categoria de produtos, a contagem aparece igual para todos. Tentei mudar a cardinalidade mas aparece a mensagem abaixo e não sei como resolver.
Olá, Evellin, tudo bem?
O motivo do gráfico estar mostrando barras praticamente iguais para todas as categorias de produto é porque você está contando o campo order_approved_at
diretamente, e ele está vindo da tabela olist_orders_dataset
, enquanto o product_category_nam
e está vindo da tabela olist_produtos
. Mas, não há uma relação direta entre essas duas tabelas. O Power BI está contando o total de aprovações (order_approved_at
) sem considerar a quantidade de produtos por categoria, e está aplicando esse mesmo total para cada categoria — por isso as barras ficam do mesmo tamanho.
Evellin, não encontrei a aula onde o instrutor cria esse visual. Mas deixo o passo a passo abaixo para montar um gráfico que mostre quantos pedidos aprovados foram feitos por categoria de produto:
No menu "Exibição de Modelo", confirme estas relações:
olist_items_pedidos[order_id]
→ olist_orders_dataset[order_id]
olist_items_pedidos[product_id]
→ olist_produtos[product_id]
Se não estiverem criadas, adicione-as manualmente.
No painel de visualizações, escolha o gráfico de barras horizontais.
Configure os campos do gráfico com:
product_category_name (de olist_produtos)
order_id (de olist_items_pedidos)
— mas como contagem distinta.Adicione um filtro para considerar só pedidos aprovados. Para isso, na área de filtros neste visual:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços!