Olá!
Quando eu tento fazer o ranking por categoria de produtos, a contagem aparece igual para todos. Tentei mudar a cardinalidade mas aparece a mensagem abaixo e não sei como resolver.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
Quando eu tento fazer o ranking por categoria de produtos, a contagem aparece igual para todos. Tentei mudar a cardinalidade mas aparece a mensagem abaixo e não sei como resolver.
Olá, Evellin, tudo bem?
O motivo do gráfico estar mostrando barras praticamente iguais para todas as categorias de produto é porque você está contando o campo order_approved_at diretamente, e ele está vindo da tabela olist_orders_dataset, enquanto o product_category_name está vindo da tabela olist_produtos. Mas, não há uma relação direta entre essas duas tabelas. O Power BI está contando o total de aprovações (order_approved_at) sem considerar a quantidade de produtos por categoria, e está aplicando esse mesmo total para cada categoria — por isso as barras ficam do mesmo tamanho.
Evellin, não encontrei a aula onde o instrutor cria esse visual. Mas deixo o passo a passo abaixo para montar um gráfico que mostre quantos pedidos aprovados foram feitos por categoria de produto:
No menu "Exibição de Modelo", confirme estas relações:
olist_items_pedidos[order_id] → olist_orders_dataset[order_id]
olist_items_pedidos[product_id] → olist_produtos[product_id]
Se não estiverem criadas, adicione-as manualmente.
No painel de visualizações, escolha o gráfico de barras horizontais.
Configure os campos do gráfico com:
product_category_name (de olist_produtos)order_id (de olist_items_pedidos) — mas como contagem distinta.Adicione um filtro para considerar só pedidos aprovados. Para isso, na área de filtros neste visual:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços!