2
respostas

Ranking

Qual é a finalidade de ter uma ranking de pontuação com os melhores alunos?

2 respostas

Olá Felipe!

Apenas pela brincadeira. Muitas pessoas são motivadas por competição.

Na verdade não é pontuação com os melhores alunos. É mais uma pontuação para medir sua própria participação na plataforma. Afinal, ao terminar uma formação você ganha 5000 pontos, resolver tópico ganha 1000 e assim por diante.

Estou na plataforma desde o final de novembro e olhar meus pontos as vezes me faz lembrar do tanto de conteúdo que estudei e o tanto de dúvidas que ajudei a solucionar no fórum. Isso me ajuda um pouco com a síndrome do impostor e as vezes me dá motivação para continuar estudando por me mostrar o quanto evoluí em apenas 6 meses.

Claro, esse é o jeito que encaro essa pontuação, mas para alguns isso é irrelevante.

Bons estudos!

Legal! Mas acho que a Alura poderia seriamente pensar em explorar mais a utilização desta funcionalidade, por exemplo "dando" brindes (camisetas, chaveiros, mini-cursos, etc) para usuários que atingissem determinados níveis de pontuação (realizando também o marketing por canais físicos) ou que eventualmente também ajudassem na conversão de novos alunos através de divulgação do trabalho.