3
respostas

Rankear Vendedores

Olá, espero que esteja bem. Como faço o ranking de vendedores aqui eu esqueci por favor. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Ei, Ana! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Vou te auxiliar com os passos abaixo de acordo com a aula:

1. Na planilha Vendedores selecione os dados da tabela que contém o Código, Vendedor, Cidade e Desc.Máximo.
  2. Com a tabela ainda selecionada, vá a guia Inserir e depois Tabela dinâmica e cria em uma Nova planilha.
  3. Agora é preciso criar a relação na guia Dados selecionando a função Relações que está na seção Ferramentas de Dados.
  4. Clique em Novo para criar um novo relacionamento.
  5. Selecione a tabela TB_Vendedores e escolha Código como coluna.
  6. Selecione a tabela TB_Vendas e escolha Vendedor como coluna relacionada.
  7. Clique em "Ok" para criar o relacionamento.
  8. Vá para guia Análise da Tabela Dinâmica e clique em Tabela Dinâmica.
  9. Nomeie a tabela como TB_DN_Vendedores.
  10. Na área de Campos da Tabela Dinâmica, arraste Vendedor e Total de vendas para a tabela.
  11. Clique na guia "Análise de tabela dinâmica" e depois em Configurações do Campo.
  12. Selecione Formato do número e escolha Contábil com o cifrão.
  13. Vá para Inserir e clique em Gráfico Dinâmico.
  14. Escolha o tipo Barras e clique em Ok.
  15. Ajuste o gráfico conforme as necessidades.

Ana, todos esses passos descritos acima você pode revê-los na aula Ranking de Vendedores, está completo e ilustrativo. É uma ótima estratégia rever a aula para treinar também.

Espero ter ajudado e conte conosco para te auxiliar.

Bons estudos, Ana!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Nathalia espero que esteja bem. A aula que você me indicou é para criar a dinâmica exatamente como eu mostrei na imagem, a pergunta é como fazer o ranking por valor seja do menor para o maior ou do maior para o menor, dentro da dinâmica para depois criar o gráfico, isso que eu não encontrei. Exemplo: o Bruno no total geral foi o que vendeu mais como fazer ele aparecer em primeiro, em segundo o João e assim sucessivamente. No aguardo.

Ei, Ana!

Obrigada por retornar com os detalhes do que deseja fazer.

Para ranquear os vendedores em ordem decrescente, ou seja, da maior venda para a menor venda, você precisa:

• Clicar no filtro da coluna Rótulos de linha.
  • No menu suspenso, clique em Mais opções de classificação.
  • Na janela de diálogo, selecione Decrescente por Soma total.
  • Pronto, os vendedores serão ranqueados de acordo com o valor de vendas do maior para o menor.

Segue um gif ilustrando os passos:

Captura de tela em formato de gif ilustrando os passos descritos anteriormente.

Bons estudos, Ana!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!