Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

raias no quadro kanban

Boa tarde! Estamos avaliando a implementação de uma solução na empresa que trabalho. Gostaria de montar um quadro kanban para auxiliar no progresso dessa implantação. Inicialmente eu pensei em fazer uma raia para cada coordenação envolvida, por exemplo, desenvolvimento, infra-estrutura, negócios e cada uma dela teria seu backlog de tarefas. No decorrer do curso vi que talvez o melhor seria ter duas raias, uma pra assuntos urgentes e outra para a implantação da ferramenta e com colunas indicando por exemplo a atuação de cada coordenação, nesse caso o backlog cresceria muito. Existe alguma orientação em como proceder na descisão sobre criar ou não raias, ou em segmentar projetos em raias? obs: Pretendo continuar com o curso avançado... :-)

2 respostas
solução!

Oi Durval tudo bem?

Não há regras fechadas aqui. Para mim o ideal é um quadro Kanban para cada coordenação. Uma raia horizontal para cada projeto. Uma coluna pro backlog, uma para o a fazer, uma para o andamento, uma para finalizados. E uma caixinha para cada projeto dos cartões descartados (às vezes há uma mudança de projeto e vários cartões são descartados, é bom guardar eles escrevendo no seu verso porque foram descartados para evitar confusões com o PO esquecido sobre o porque não foi feito aquele cartão).

Adapte para o melhor da sua equipe/empresa/cliente.

Espero ter ajudado!!!

Eu não vejo com bons olhos fazer todas as coordenações em uma mesmo quadro kanban, eu faria separadamente e buscaria dentro de cada uma implementar além do trivial A Fazer, em Andamento, Feito. Talvez pode-se implementar na coordenação de desenvolvimento colunas de Testes, homologação e revisão de código, o de revisão ajudaria a criar no time a cultura de Código Limpo,utilizando apenas nos primeiros sprints depois podendo suprimir quando o time se acostumar com este principio. Já de infra também caberia Testes para cada processo, e negócios poderia criar de forma a ter sua particularidade atendida e que mostre sua realidade, teria que pensar mais neste caso mais peculiar para arquitetar algo bem dinamico e bacana como é a area de negócios

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software