1
resposta

raia de prioridade

Olá, ao ler sobre a teoria das filas me deparei com o conceito de raia de prioridade, nela há os tipos de espera, que é a de prioridade e a que é definida pelo critério do gestor, há alguma recomendação de material na internet que eu possa esclarecer mais estes conceitos?

1 resposta

Olá, Aline! Tudo bem?

A raia de prioridade é um artifício utilizado no quadro Kanban para lidar com itens urgentes (itens que surgiram de última hora e que precisam ser priorizados) conforme mostrado em nosso curso Kanban parte 1: fundamentos essenciais, na aula "Lidando com itens urgentes". Sobre a definição de quais itens serão urgentes e poderão passar por esta raia, pode ser criada uma política de definição de urgência, podendo ser direcionada pelo gestor e com aceitação e compreensão do time todo, assim como um consenso sobre qual o limite de itens que podem estar priorizados na raia.

Sobre a Teoria das Filas, aplicada no contexto do Kanban, há três conceitos essenciais para o modelo de filas que o método utiliza (tópico no fórum sobre esta questão):

  1. Lead Time
  2. Work in Progress
  3. Throughput

Segue um artigo interessante sobre a priorização de demandas no método kanban. Além disso, recomendo a leitura no livro "Métricas Ágeis", disponível na Casa do Código para aprimorar ainda mais seus conhecimentos nos conceitos de fluxo de trabalho que mencionei acima. Também vale a pena conferir o episódio "Kanban e o fluxo de trabalho" do nosso podcast Hipster Ponto Tech.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software