Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Questionário VARK

Resultado do Questionário VARK - Formatos de aprendizagem

Confesso que me surpreendi com o fato da minha pontuação auditiva ser superior à visual. Já me ocorreu, em aulas onde o professor apenas discutia o conteúdo, enfrentar uma dificuldade extrema em assimilar o assunto sem o auxílio de recursos visuais, como gráficos e palavras-chave que conectassem os tópicos discutidos. Gosto bastante de discussão e de ouvir opiniões diversas para que seja possível construir um rico conhecimento com perspectivas distintas. Todavia, quando o estudo é centralizado na figura de um docente que apenas fala, sem nenhum recurso além disso, torna meu aprendizado bastante massivo e difícil de prosseguir.

Quanto ao estilo de aprendizagem cinestésico, desconhecia o significado do termo até recentemente. Ao pesquisar sobre, identifiquei-me completamente, pois de fato necessito estar em movimento, imersa na experiência, e fazendo anotações detalhadas para compreender plenamente o conteúdo.

A leitura é algo que ainda estou tentando me adaptar melhor. Infelizmente tenho certas dificuldades com determinados termos e analogias ao ler uma documentação, por exemplo. Nisso, recorro a alguma vídeo aula expositiva, pois assim consigo ver na prática a aplicação de determinado assunto. Mas sinto que esse tipo de atitude restringe o fortalecimento de novas possibilidades de aprendizado.

O reconhecimento dos meus formatos de aprendizagem está sendo extremamente relevante para adaptar minhas técnicas de estudo, tornando-as mais eficazes e alinhadas com minhas necessidades.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Gabrielly!

Que interessante a sua reflexão sobre os resultados do Questionário VARK. É realmente fascinante como podemos nos surpreender ao descobrir mais sobre nossos próprios estilos de aprendizagem. Pelo que você descreveu, parece que você tem uma preferência multimodal, o que significa que você pode se beneficiar de uma combinação de diferentes métodos de aprendizagem.

Aqui estão algumas sugestões baseadas nas suas pontuações:

  1. Auditivo (12 pontos): Mesmo que você tenha mencionado dificuldades em aulas onde o professor apenas fala, talvez o problema esteja na falta de interação e não no formato auditivo em si. Tente participar mais ativamente das discussões, fazer perguntas e gravar as aulas para ouvir novamente depois. Podcasts e audiobooks também podem ser ótimos recursos.

  2. Cinestésico (12 pontos): Como você se identificou bastante com o estilo cinestésico, procure incorporar mais atividades práticas no seu estudo. Experimentos, simulações, role-playing e até mesmo ensinar o conteúdo para outra pessoa podem ser muito eficazes.

  3. Visual (9 pontos): Continue utilizando gráficos, diagramas e mapas mentais. Ferramentas visuais como vídeos, apresentações de slides e infográficos podem ajudar a complementar a informação recebida de forma auditiva.

  4. Leitura/Escrita (8 pontos): Embora você tenha mencionado dificuldades com a leitura, é importante continuar praticando. Tente fazer resumos escritos, anotações detalhadas e utilizar técnicas como a leitura ativa (fazer perguntas ao texto, sublinhar partes importantes, etc.). Alternar entre leitura e vídeos explicativos pode ajudar a reforçar o entendimento.

Lembre-se de que a aprendizagem multimodal permite que você misture e combine diferentes estilos para maximizar seu aprendizado. Por exemplo, você pode começar ouvindo uma explicação (auditivo), depois assistir a um vídeo sobre o mesmo assunto (visual), fazer anotações enquanto assiste (leitura/escrita) e, finalmente, realizar uma atividade prática relacionada (cinestésico).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Olá, Daniela! Muito obrigada pelas sugestões, com certeza vou adptar aos meus estudos! <3