Resultado do Questionário VARK - Formatos de aprendizagem
Confesso que me surpreendi com o fato da minha pontuação auditiva ser superior à visual. Já me ocorreu, em aulas onde o professor apenas discutia o conteúdo, enfrentar uma dificuldade extrema em assimilar o assunto sem o auxílio de recursos visuais, como gráficos e palavras-chave que conectassem os tópicos discutidos. Gosto bastante de discussão e de ouvir opiniões diversas para que seja possível construir um rico conhecimento com perspectivas distintas. Todavia, quando o estudo é centralizado na figura de um docente que apenas fala, sem nenhum recurso além disso, torna meu aprendizado bastante massivo e difícil de prosseguir.
Quanto ao estilo de aprendizagem cinestésico, desconhecia o significado do termo até recentemente. Ao pesquisar sobre, identifiquei-me completamente, pois de fato necessito estar em movimento, imersa na experiência, e fazendo anotações detalhadas para compreender plenamente o conteúdo.
A leitura é algo que ainda estou tentando me adaptar melhor. Infelizmente tenho certas dificuldades com determinados termos e analogias ao ler uma documentação, por exemplo. Nisso, recorro a alguma vídeo aula expositiva, pois assim consigo ver na prática a aplicação de determinado assunto. Mas sinto que esse tipo de atitude restringe o fortalecimento de novas possibilidades de aprendizado.
O reconhecimento dos meus formatos de aprendizagem está sendo extremamente relevante para adaptar minhas técnicas de estudo, tornando-as mais eficazes e alinhadas com minhas necessidades.