1
resposta

Questionamento reflexivo

Eu gosto muito de usar o questionamento reflexivo para validar as possíveis melhorias. No entanto, sempre fico receoso de meus colegas interpretarem meus questionamentos como busca de elogios ou exibicionismo. A minha intenção é genuína de aprimorar gaps que, eu por mim mesmo, não consigo identificar. Como saber se um feedback é construtivo ou apenas uma forma velada de fazer uma crítica?

1 resposta

Boa tarde Joel! Tudo bem com você?

Boas perguntas. Em relação à interpretação dos colegas, para fazer com que os questionamentos sejam bem recebidos, algumas dicas são:

  • Explique que você está buscando melhorar e aprender, não se exibir.
  • Use frases como "Gostaria de saber sua opinião sobre..." ou "O que você acha que eu poderia melhorar em...?"
  • Agradeça as sugestões e opiniões, mesmo que discorde delas.
  • Esteja disposto a dar feedback construtivo quando solicitado.

Já em relação à diferenciação de feedback construtivo de uma crítica velada:

  • Um feedback construtivo tem a intenção de ajudar, não de diminuir. Ele foca em comportamentos específicos, não na pessoa.
  • Feedbacks construtivos tendem a ser específicos e oferecem exemplos concretos.
  • Um bom feedback não apenas aponta problemas, mas sugere melhorias ou soluções.
  • O tom usado é geralmente respeitoso e colaborativo, não acusatório ou sarcástico.
  • Muitas vezes, um feedback construtivo inclui tanto pontos positivos quanto áreas de melhoria.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!