Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Questão sobre o Boxplot

Pessoal, menos que eu não tenha entendido a apresentação da aula (mesmo considerando o alerta na tela corrigindo o professor ao falar Média em vez de Mediana), me parece que nenhuma das alternativas está correta.

A letra A não está correta por mencionar Média em vez de Mediana. Porém a letra C (considerada correta pelo sistema) afirma que o BoxPlot apresenta o 3o. Quartil ?? Não seria o 4o. Quartil ? Entendo que quartil seja 25% dos dados, de sorte que entendi que a região central (50% dos dados) envolvem um consolidado do segundo e terceiros quartis. Resumindo, o correto não seria: Mediana, Primeiro Quartil, Quarto Quartil, Maior e Menor elementos da distribuição. ?

4 respostas

Boa tarde Gilberto!

os quartis representa um acumulo de 25% dos dados assim o 1º quartil representa 25% o segundo representa 50% e que é a media e o 3º representa 75% dos dados e o 4º quartil representaria 100% dos dados.

eu estudei esse gráfico em estatística na faculdade, ele é usado para ver a distribuição nos dados para saber se tem Outline.

espero ter lhe ajudo!

bons estudos

Pelo que eu entendi, o quartil é o valor que separa as amostras e não necessariamente o conjunto de 25% dos dados.

Ex:

1    2    3    4    5   6   7
     ^         ^        ^
     1º        2º       3º
solução!

Boa tarde Vagner não é bem assim.

os quartis dividem a amostra em 4 partes iguais e o equivalente de 1/4. ou seja 100%/4

Ex: Quartis (Q1, Q2 e Q3): São valores dados a partir do conjunto de observações ordenado em ordem crescente, que dividem a distribuição em quatro partes iguais. O primeiro quartil, Q1, é o número que deixa 25% das observações abaixo e 75% acima, enquanto que o terceiro quartil, Q3, deixa 75% das observações abaixo e 25% acima. Já Q2 é a mediana, deixa 50% das observações abaixo e 50% das observações acima.

fonte: http://www.portalaction.com.br/estatistica-basica/23-quartis

Boa tarde,

Foi basicamente isso que eu tentei dizer, não consegui me explicar tão bem.

Não sei se pela forma que foi explicado no curso, ou pela própria matéria, fica meio fácil associar um quartil a 1/4 da amostra de dados, e pensar dessa forma acaba nos levando ao erro e gerando a dúvida que o Gilberto postou.