1
resposta

questão 11 estrutura de dados

# Dicionário de vendas
dados_vendas = {'Produto A': 300, 'Produto B': 80, 'Produto C': 60, 'Produto D': 200, 'Produto E': 250, 'Produto F': 30}

# Inicializamos as variáveis
total_vendas = 0 # Irá somar todos as vendas
produto_mais_vendido = '' # Irá armazenar o nome do produto mais vendido
unidades_produto_mais_vendido = 0 # Irá armazenar a maior quantidade vendas

# Percorremos os valores de chaves e elementos do dicionário
**for produto in dados_vendas.keys():**
  # Somamos o total de vendas 
 ** total_vendas += dados_vendas[produto]**
  # Verificamos se valor de venda atual desing (dados_vendas[produto]) é maior que o valor armazenado em unidades_produto_mais_vendido
  # Cada vez que dados_vendas[produto] superar o valor em unidades_produto_mais_vendido, 
  # a variável unidades_produto_mais_vendido vai ser igual à dados_vendas[produto], atribuindo um novo valor
  # De forma similar, produto_mais_vendido também é substituído pelo produto atual
  if dados_vendas[produto] > unidades_produto_mais_vendido:
    unidades_produto_mais_vendido = dados_vendas[produto]
    produto_mais_vendido = produto
# Resultados
print(f'Total de vendas é {total_vendas}')
print(f'{produto_mais_vendido} é o mais vendido')

Não entendi. Busco ''for produto in dados_vendas.keys():'' no lugar de Values para achar o valor? tbmnãoentendi o que aconteceu aqui: total_vendas += dados_vendas[produto] sei que somou o valor incluiu no total_vendas, só não entendi se isso foi se repetindo até chegar ao maior número ou fez outro caminho, pois se eu der print(dados_vendas[produto] sai 30 que corresponde ao produto F. Me ajuda a entende, por favor.

1 resposta

Oi, Carlos! Tudo bom?

Para facilitar o entendimento, separei suas dúvidas em duas partes, vamos lá?

Sobre o for produto in dados_vendas.keys(): aqui, estamos percorrendo todas as chaves do dicionário dados_vendas, que são os nomes dos produtos. As chaves são "Produto A", "Produto B", "Produto C", "Produto D", "Produto E" e "Produto F".

Sobre o total_vendas += dados_vendas[produto]: neste trecho de código, estamos somando as vendas de cada produto ao total de vendas. A expressão dados_vendas[produto] retorna o valor associado à chave produto no dicionário dados_vendas. Se produto for o "Produto A", por exemplo, dados_vendas[produto] será igual a 300.

Como essa atribuição com soma é feita para cada produto, então o total de vendas será a soma das vendas de todos os produtos.

Além disso, Carlos, quando fazemos print(dados_vendas[produto]) depois do loop, é mostrado o valor da última chave que foi percorrida, que é "Produto F" (cuja quantidade vendida é igual a 30).

Espero ter ajudado, Carlos! Se aparecem novas dúvidas, conte comigo.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!