Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

quero somar as idades

boa noite, estou tentando somar as idades, quando eu informo a idade da primeira pessoa:14 e na outra pessoa :15 o resultado sai assim 1415 mais eu quero somar esses números, estou fazendo isso usando o PROMPT

function pulaLinha() {

                   document.write("<br><br>");

           }


           function mostra(frase) {

                   document.write(frase);
                  pulaLinha();

           }

        function calcular(pessoa1, pessoa2) {

             return somaIdades = pessoa1 + pessoa2;

        }

         var idade1 = prompt("Informe a sua idade");
         var idade2 = prompt("Informe a idade da segunda pessoa");
         var somaIdades = calcular(idade1, idade2);

         mostra("A soma das idades é " + somaIdades);

usei o código do professor de exemplo

4 respostas

Boa noite

Toda informação vinda do prompt é automaticamente uma string, multiplique

idade1*1 e idade2*1

para transformar em números.

Espero ter ajudado!!!

obrigado problema resolvido, toda vez que eu quiser fazer contas eu tenho que fazer assim exp: idade11 / idade21 idade11 - idade21 e etc...?

Pensei em fazer assim:

var idade1 = prompt("Informe a sua idade")*1;
var idade2 = prompt("Informe a idade da segunda pessoa")*1;

Mas existem várias formas de converter string para número. Dá uma olhadinha em https://jsperf.com/number-vs-plus-vs-toint-vs-tofloat/20

solução!

Boa noite! Como vai?

A necessidade converter a string para número se dá apenas quando for utilizar o operador +! Isso acontece pois o + é o operador de soma aritmética quando os dados envolvidos são numéricos e de concatenação quando ao menos um dos dados é uma string! Para as operações de subtração, multiplicação, divisão e resto da divisão ( módulo ), não há necessidade de conversão de string para número pois o JavaScript consegue efetuá-las mesmo no caso de strings!

Contudo, a boa prática é sempre utilizar a função parseInt() ou parseFloat() ( dependendo da situação ) para converter os valores numéricos obtidos através do prompt()! Esse assunto é tratado mais a fundo nessa aula!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software