Oi Felipe você tá bem próximo só faltava dar umas ajeitadinhas:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var pulso = 20
var direcao=1;
var tamanho=1;
function atualizaTela(){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
desenhaCirculo(300,200,pulso);
if(pulso >= 30){
tamanho = -1;
}else if(pulso <= 20){
tamanho = 1;
}
pulso+= tamanho;
if(x >= 600){
direcao = -1;
}else if(x <= 10){
direcao = 1;
}
x+= direcao;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>
Perceba essa linha:
pulso+= tamanho;
e essa :
x+= direcao;
além disso como os eventos são simultaneos coloquei na função chamada no setInterval, essa é uma solução.
Espero ter ajudado e bons estudos.