Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quem pode estar presente na elaboração do cotado social

Na elaboração do contrato social do time de desenvolvimento, há alguma recomendação ou contrapartida quanto a participação do Scrum Master e/Ou P.O.. Em resumo, quem pode participar?

2 respostas
solução!

Caro Maico,

Não existe restrições em relação a participação do SM e PO no contrato social, o que acontece na prática é que geralmente a equipe técnica começa a fazer este material, e com isso acaba focando em coisas diretamente ligadas e elas , ou seja, no seu caso ao dia a dia de desenvolvimento .

Neste sentido, acaba que o SM e o PO normalmente aderem ao documento num segundo momento.

Mesmo assim, é importante que todos enquanto equipe de DEV, SM, PO "contribuam, assinem e apliquem" no dia a dia o contrato social, afinal estamos falando de um mesmo time focado no mesmo resultado final!

Bons estudos e bons contratos!!

Meu receio era causar um desconforto, pois pode haver questões no contrato em relação ao SM e PO. Não contra eles, mas em relação a eles. Por mais que o contrato possa e deva ser exposto posteriormente, trata-se de um contrato da equipe de Dev. E, no momento da criação eles podem ficar mais a vontade para expor suas ideias se estiverem sozinhos. Há coerência em minhas afirmativas?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software