1
resposta

Quem é responsável pela acesso a memoria ram?

Ela usa clocks do processador? É o chipset? Ou o que seria? Mesma coisa na renderização de imagem, a comunicação com a placa de video consome clocks? É o chip set?

1 resposta

Boa noite Rafael, os computadores possuem uma interface de comunicação, ela é chamada de BUS, ela interliga o processador e todas as outras partes do computador, como memória ram, hds e etc. O processador possui um clock base, esse clock que geralmente é usado para sincronizar todas essas partes. Todo tipo de comunicação que requeira algum tipo de resposta irá consumir clocks, ou melhor, irá consumir tempo de processamento, no caso para se comunicar são poucas instruções que são utilizadas. Quando em jogos ou qualquer aplicação 3D, o número de DRAWCALLS que são as chamadas pela placa de vídeo aumentam, portanto quando temos um processador fraco aliado com uma placa forte, vemos que a placa não consegue render tudo por que o processador não da conta de processar tantas imagens por segundo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software