1
resposta

Quem de fato cria a protopersona?

"Logo no início do projeto, foi identificada a necessidade de criar uma proto-persona: um personagem fictício que **representa a visão da empresa sobre quem são as pessoas usuárias. **"

Ao ler o trecho a cima me surgiu uma dúvida: quando criamos a proto-persona, ela é definida a partir do que apenas eu, enquanto Ux, considero? ou devo levar em consideração a opinião de outras pessoas dentro da empresa ?

Obrigada!

1 resposta

Olá, Brisa! Tudo bom?

A criação da proto-persona é um processo colaborativo, que envolve não apenas a visão da pessoa UX Designer, mas também a opinião e conhecimento de outras pessoas dentro da empresa. É importante considerar diferentes perspectivas para garantir que a proto-persona seja o mais realista e representativa possível.

Você pode começar reunindo informações e insights de diferentes fontes, como pesquisas de mercado, feedback de stakeholders, etc. Esses dados ajudarão a embasar a criação da proto-persona, tornando-a mais precisa e alinhada com a realidade.

Além disso, é interessante envolver outras pessoas da equipe, como desenvolvedores, designers e profissionais de marketing, para que todas as pessoas possam contribuir com suas experiências e conhecimentos. Dessa forma, a proto-persona será construída de forma mais completa e precisa.

Lembre-se de que a proto-persona é uma representação inicial das pessoas usuárias, e ao longo do projeto, as informações serão validadas e/ou alteradas para criar a persona, que é baseada em dados reais. Portanto, é importante estar aberta a ajustes e atualizações conforme novas informações surgirem, ok?

Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida estou aqui, certo?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software