Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quebras de conteúdo em Web design.

Sei que talvez esteja me adiantando com essa pergunta rs, mas vamos lá... No design responsivo (front-end) a gente tem os breakpoints da tela, ou seja, o ponto onde o layout "quebra". Existe uns valores comuns tipo 320px, 480px, 600px, 768px, 1200px, porém essa quebra varia em relação ao conteúdo do site, dificilmente é em um numero especifico desses por causa dos diferentes monitores. Sendo assim o front cria essa quebra onde é necessário até onde sei. Dessa forma como a gente define no web design as medidas de tela do documento em que vamos trabalhar? Usamos essas medidas específicas e o front varia de acordo com a necessidade? É criado quantas versões do layout?

1 resposta
solução!

Olá Taina, tudo bem? Sim, no front-end o desenvolvedor cria alguns breakpoints. Esses que você citou são bem comuns mesmo.

A quantidade de layouts que vamos criar depende muito da necessidade do cliente. Quando estamos projetando para a web, um bom tamanho a ser usado é de 1920px de largura, com área útil de 1200px. Dessa maneira utilizamos o breakpoint de 1200px para o layout principal. Caso seja necessidade do cliente o designer pode criar o layout para o tablet (1024px de largura). Além disso podemos criar o layout para celular (360px de largura). Esses são os três breakpoints principais que o designer costuma criar o layout. Caso queira saber um pouco mais eu recomendo assistir o curso Adobe XD: Componentes da interface (https://cursos.alura.com.br/course/adobe-xd-componentes), lá há uma aula específica para criação de grids que ajuda a ilustrar o que comentei aqui.

Espero que tenha ajudado e caso tenha mais alguma dúvida pode perguntar :)

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software