Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Que programa eu uso? (Sou iniciante ainda, rs)

Boa tarde, amigos. Sou novato ainda em programação, então estou começando pelo básico de lógica.

Eu senti falta de uma explicação geral antes de começarmos a programação do jogo em si. Não diz que programa que eu preciso baixar pra programar e com isso fiquei bem perdido. Já começa com os vídeos mostrando na prática, só que senti falta desse "antes" pra eu poder entender como eu chegaria até ali. Seguem aí algumas dúvidas que estou tendo no decorrer do curso.

  • Não vi em nenhum lugar dizendo que programa eu uso pra escrever as linhas de código.
  • Eu fui na intuição e vi o programa usado no vídeo, que é o Sublime Text. O único que achei pra download foi o Subime Text 3. Tem problema?
  • Como eu faço pra visualizar o resultado da minha programação?

Por enquanto, como eu ainda não avancei devido a essas dúvidas, minhas únicas dúvidas são essas.

2 respostas
solução!

Boa tarde Flávio,

Começando pelo programa pra usar: no caso do curso de Ruby acredito que um simples bloco de notas já serve neste primeiro curso. Só não esquece que o arquivo deve ser salvo com a extensão .rb. Caso tu tenhas Windows, sugiro baixar o notepad++ para estes cursos mais básicos.

Para rodar este programa, tu tens que usar o prompt de comando. Existe um curso aqui no Alura que ensina comandos básicos do prompt Windows.

Antes de tudo tu tens que baixar uma distribuição do Ruby (https://www.ruby-lang.org/pt/downloads/). Ao instalar, não esquece de marcar para adicionar o caminho na variável PATH.

Após isso é só abrir o prompt, navegar até a pasta que se encontra o arquivo e executar o comando ruby nome_do_arquivo.rb.

Espero que tenha esclarecido as tuas dúvidas. Abração, e boa sorte nessa jornada!

Ótimo, Lucian. Já me alinhei aqui e estou dando seguimento ao curso. Muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software