1
resposta

Que perguntas devemos (nos) fazer para entender quem são os usuários?

Acredito que as perguntas seria norteadas com base no foco da pesquisa. Exemplo: Caso a pesquisa para conhencimento do usuário seja relativa à constução de um aplicativo de vendas, abordaria da seguinte forma:

Perguntando o nome, endereço, idade, profissão, faixa salárial, hobbes, o que gosta de fazer, o que gostaria de fazer, dentre outras perguntas. Se atentando é claro para não deixar o formulário muito extenso. Desta forma, teriamos insights para trabalhar no planjemento do layout do aplicativo por conta da faixa etária que terá o maior nível de utilização, pensar nos produtos que serão ofertados com base nas classes salariais/profissões e Hobbes. Utilizando as informações do assunto "Que gostaria de fazer", podemos planejar para adquirir e demonstrar propagandas/produtos com essas informações.....

1 resposta

Oi, Eduardo, tudo bem?

É isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente vários tipos de perguntas, como quais são os objetivos e dores, o que essa pessoa escuta, onde esse usuário está, onde essa pessoa estava, quais os medos e problemas dessa pessoa

E para entender mais a fundo, podemos buscar entender questões mais pessoais, como rotina familiar e de trabalho, perguntar sempre os porquês das coisas e muito mais

Mas olhando suas perguntas eu fiquei pensativa sobre a necessidade de perguntar o endereço, pois muitas pessoas não gostam de compartilhar informações tão pessoais. Por isso é importante planejar bem o seu objetivo com cada pergunta e explicar isso para o entrevistado, ok?

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo