2
respostas

Que banco de dados usar?

Olá! Estou aprendendo Electron pois preciso criar uma aplicação desktop 100% offline. Na aula, o professor falou que não vai ensinar a utilizar um banco de dados mais robusto pois "não é o escopo do curso". Somente vai mostrar como utilizar o json (que pelo que eu entendi só serve para coisas menos exigentes). Eu preciso salvar 8 variáveis (por item) para gerar um 8 gráficos diferentes, de 84 itens diferentes durantes vários anos (daí eu imagino que preciso de um banco de dados mais robusto). Alguém poderia me indicar algum banco de dados para estudar? Sou novo no assunto e não faço ideia se devo utilizar, muito menos como utilizar um SQL,Mongo, etc. Poderiam me indicar, também, se aqui na Alura tem alguma aula ensinando a como utilizar? Obrigado!

2 respostas

Olá, Daniel, tudo bem?

Em geral as pessoas começam a estudar banco de dados pelo MySQL, por ser um banco de dados relacional, gratuito e muito utilizado no mercado, além de ser de simples entendimento. Eu recomendo você seguir o "caminho natural" e iniciar também pelo MySQL.

Aqui na Alura existem os cursos:

  • Introdução ao SQL com MySQL: Manipule e consulte dados
  • Consultas SQL: Avançando no SQL com MySQL

Acho que esses dois podem te dar uma boa visão inicial!

Espero te ajudado :)

Muito obrigado, Lucas! Definitivamente é por aí que vou.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software