Quero compartilhar como a Aluri tem me ajudado a aprofundar meu entendimento sobre a Janela de Johari. A IA sugeriu algumas atividades práticas que estou colocando em ação e que podem ser úteis para quem também deseja explorar mais sobre autoconhecimento e percepção interpessoal:
Autoavaliação – Fiz uma lista com características que acredito ter e pedi para amigos/colegas fazerem o mesmo sobre mim. A comparação ajudou a identificar o que está na Janela Aberta (o que todos sabem), Janela Cega (o que não percebo, mas os outros sim) e Janela Secreta (o que guardo para mim).
Feedback – Pedi a uma pessoa de confiança um feedback sincero sobre meu comportamento em algumas situações. Isso me ajudou a perceber aspectos que antes passavam despercebidos.
Reflexão sobre a Janela Desconhecida – Comecei a prestar atenção em momentos em que me surpreendi com minhas próprias reações e anotar essas experiências para refletir sobre elas.
Compartilhamento – Testei abrir um pouco mais minha Janela Secreta, compartilhando algo pessoal com alguém próximo. Foi interessante perceber como isso impactou positivamente a relação.
Diário de Autoconhecimento – Passei a registrar emoções e reações em um diário para identificar padrões ao longo do tempo e ampliar minha Janela Aberta.
A experiência está sendo muito enriquecedora, e achei incrível como a Aluri conseguiu estruturar essas atividades de forma tão clara e prática. Se alguém mais estiver colocando isso em prática, adoraria trocar ideias sobre os insights que surgirem!