Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Quase todos comandos docker só funcionam com sudo

Quando tento fazer os exercícios, quase todos comandos docker só funcionam quando uso sudo no início. Caso contrário, ocorre o seguinte erro:

FATA[0000] Get http:///var/run/docker.sock/v1.18/images/json: dial unix /var/run/docker.sock: permission denied. Are you trying to connect to a TLS-enabled daemon without TLS?

Estou conseguindo acompanhar o curso, mas fiquei curioso se esse pode ser algum problema da minha instalação ou o material do curso precisaria ser atualizado ou revisto.

6 respostas

Oi Alexandre!

Isso pode acontecer quando o daemon do docker nao está rodando.

Experimenta rodar:

sudo service docker start

e depois usar os comandos do docker sem o sudo pra ver se funciona.

Eu desliguei e liguei novamente meu notebook, tentei rodar o docker com o comando abaixo, mas recebi uma mensagem de que ele já estaria rodando.

~$ sudo service docker start
[sudo] password for alexandre: 
start: Job is already running: docker

Após isso, quando tentei dar um docker run, voltou a ocorrer o erro FATA[0000], descrito acima.

solução!

humm.. vi nos fóruns do docker que um workaround pra isso seria rodar um:

sudo groupadd docker

pra criar e adicionar o user em um grupo docker

sudo gpasswd -a ${USER} docker

depois restartar o container :

sudo service docker restart

e abrir uma nova sessão ou rodar um:

newgrp - docker

Já experimentou algo assim?

Ou se você usar Linux com algum systemd (fedora, centos, redhat, arch, etc)

rodar o comando:

systemctl start docker.service

mas não me parece ser o seu caso, certo? Qual sistema operacional você está usando?

A primeira dica aparentemente resolveu. Agora já consigo rodar, por exemplo, docker ps sem sudo. Vou continuar fazendo os exercícios e, se não der mais erro, vou marcar a sua resposta como solução, obrigado!

Perfeito, Alexandre!

Se isso resolver o problema de vez, nos avise que adicionamos a explicação no conteúdo do curso (;