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resposta

QUASE LA

Estou em quase 100% neste exercício: o que ainda não tô conseguindo entender é o porque do mouse não desenhar no meu 1º clique.


<h1> Desenhando com o mouse </h1>

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    //Básico
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    //Decidindo se deenha ou não
    var desenha = false;

    function mouseDesenha(){
        desenha = true;
    }

    function apagaMouse(){
        desenha = false;
    }  
    function desenhaCirculo(evento) {
        onmousedown = mouseDesenha;
        onmouseup = apagaMouse;
        if(desenha) {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
    }


    tela.onmousemove = desenhaCirculo;

</script>

1 resposta

Opa amigo, tudo bem? Eu não tenho certeza, mas acho que algumas cosias podem estar causando isso, uma delas é que as funções são carregadas na ordem, então primeiro temos que carregar as configurações de pincel e depois ativa-las, a outra é que as atribuições de evento tem que ter o "tela." antes dela para chamarem a função ->

como você fez:

onmousedown = mouseDesenha; onmouseup = apagaMouse;

como deveria ter sido feito

tela.onmousedown = mouseDesenha; tela.onmouseup = apagaMouse;