Estou em quase 100% neste exercício: o que ainda não tô conseguindo entender é o porque do mouse não desenhar no meu 1º clique.
<h1> Desenhando com o mouse </h1>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
//Básico
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
//Decidindo se deenha ou não
var desenha = false;
function mouseDesenha(){
desenha = true;
}
function apagaMouse(){
desenha = false;
}
function desenhaCirculo(evento) {
onmousedown = mouseDesenha;
onmouseup = apagaMouse;
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
</script>